Pular para o conteúdo principal

Ano Bicentenário da Independência é comemorado com ênfase no Colégio Santa Joana D'Arc.


 

Alunos de todos os segmentos do Colégio Santa Joana D'Arc revivem a reflexão sobre o passado com base no presente, implicando em conhecer a história como uma ciência, quem tem por objetivo pensar o mundo a partir da realidade dos diferentes fatos que compõem a sociedade. 

Partimos do pensamento que a essência da educação é a natalidade, e, assim, referenciamos as crianças para serem partícipes da história por meio da escola. 






Uma das principais conquistas do ser humano é tornar-se um cidadão consciente frente à geração que se prepara para um mundo novo. Os jovens do CSJD têm a consciência de que serão multiplicadores de um conjunto de valores e ideais, com capacidade de analisar e de compreender o contexto histórico. Na data de hoje, os alunos do Fundamental II participaram de uma palestra com o pesquisador e historiador Felipe Tavares, mediada pelo professor de história Marcos Moisés. 

A aluna Maria Clara, do 9º ano, declamou um poema de sua autoria acerca da data:

A raiz da independência 

Nossa independência 

Algo tão importante de se lembrar 

Mas infelizmente não é recordado com frequência 

A independência de nosso país é algo indispensável de se estudar 

Por trás desta data existe um povo 

Nosso povo 

Um povo que não desistiu 

E sim persistiu

Lutou pela nossa pátria 

Uma pátria chamada Brasil

(Maria Clara de Almeida, 9º ano)









E, por fim, o passado é uma dimensão permanente da consciência humana, e entende-se que o conhecimento do passado estabelece relação entre os indivíduos e a sociedade em que nasce,. e qual modificam por meio de suas ações. 
Os alunos do Ensino Fundamental I também se fizeram presentes  nas comemorações do ano Bicentenário da Independência do Brasil.






    

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO ESCOLAR NOTA 10

Para preparar um bom trabalho escolar, é preciso cumprir bem algumas etapas, como a pesquisa, a preparação, a redação e a apresentação. A seguir, mostramos um passo a passo para organizar cada uma das etapas. Primeiro passo: A pesquisa O texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet. É melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na biblioteca da escola ou da cidade. a)  Seleção de informações Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema. b)  Fonte confiável A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em m...

Jogos Interclasses

     Hoje 19/09, iniciou os jogos interclasses 2014, teremos uma semana inteira de prática de esportes e exercícios físicos, aliando o desenvolvimento do corpo e da mente e o incentivo para uma vida saudável dentro e fora da escola.      Na ocasião, tivemos a abertura do evento com a Diretora Maria Almeida, hasteamento da bandeira do Brasil, hino nacional e do colégio, juramento dos atletas, ritual do   acendimento  da pira   olímpica e apresentações culturais.       Para visualizar mais fotos acesse o nosso site: www.colegiosantajoanadarc.com.br

Colégio Santa Joana D'Arc, realiza visitação pedagógica na "Exposição Brincar", de Rafael Sisant, no Sesc Garanhuns.

 Entendendo que a Educação Infantil inicia o processo educacional, incorporando a uma situação de socialização estruturada, o CSJD vem consolidando a Educação Infantil em uma concepção que vincula o educar e o cuidar como algo indissociável no processo educativo. Partindo desse pensamento: Conduzimos as crianças até a galeria do Sesc Garanhuns para acolherem vivências, arte,e conhecimento como  o objetivo de ampliar o universo de habilidades, socialização, autonomia e comunicação. Foi expetacular ver o brilho das crianças diante dos brinquedos antes desconhecido e principalmente participar da emoção de cada criança ao serem inseridas no processo do Brincar. Orgulho de pertencer a uma instituição que cuida da educação, somos gratos a atenção e confiança das famílias. Agradecimentos especiais pela receptividade que fomos recebidos no Sesc Galeria.