6 de setembro de 2022

Ano Bicentenário da Independência é comemorado com ênfase no Colégio Santa Joana D'Arc.


 

Alunos de todos os segmentos do Colégio Santa Joana D'Arc revivem a reflexão sobre o passado com base no presente, implicando em conhecer a história como uma ciência, quem tem por objetivo pensar o mundo a partir da realidade dos diferentes fatos que compõem a sociedade. 

Partimos do pensamento que a essência da educação é a natalidade, e, assim, referenciamos as crianças para serem partícipes da história por meio da escola. 






Uma das principais conquistas do ser humano é tornar-se um cidadão consciente frente à geração que se prepara para um mundo novo. Os jovens do CSJD têm a consciência de que serão multiplicadores de um conjunto de valores e ideais, com capacidade de analisar e de compreender o contexto histórico. Na data de hoje, os alunos do Fundamental II participaram de uma palestra com o pesquisador e historiador Felipe Tavares, mediada pelo professor de história Marcos Moisés. 

A aluna Maria Clara, do 9º ano, declamou um poema de sua autoria acerca da data:

A raiz da independência 

Nossa independência 

Algo tão importante de se lembrar 

Mas infelizmente não é recordado com frequência 

A independência de nosso país é algo indispensável de se estudar 

Por trás desta data existe um povo 

Nosso povo 

Um povo que não desistiu 

E sim persistiu

Lutou pela nossa pátria 

Uma pátria chamada Brasil

(Maria Clara de Almeida, 9º ano)









E, por fim, o passado é uma dimensão permanente da consciência humana, e entende-se que o conhecimento do passado estabelece relação entre os indivíduos e a sociedade em que nasce,. e qual modificam por meio de suas ações. 
Os alunos do Ensino Fundamental I também se fizeram presentes  nas comemorações do ano Bicentenário da Independência do Brasil.