13 de junho de 2022

Dia do Meio Ambiente é todo dia!

Colégio Santa Joana D’Arc trabalha a consciência ambiental na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente

As várias possibilidades no ato de ensinar apontam para o fascínio da aprendizagem no Colégio Santa Joana D’Arc.

Com o objetivo de fomentar cada vez mais a reponsabilidade social e coletiva nos alunos desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II, foram realizados diversos trabalhos sob uma ótica de coletividade e preservação planetária, entendendo que precisamos entender de uma vez por todas a necessidade de cuidar, proteger e resguardar a natureza, o mundo que habitamos, preparando nossos estudantes para atuarem como agentes de mudanças diárias e positivas.

A alfabetização por si só, em seu sentido mais estrito de apreensão das palavras não é suficiente para representar o valor e a importância da Educação na formação cidadã. O CSJD acredita que se faz necessário um trabalho ético, coletivo e humanizado para que nossas crianças e jovens possam transformar realidades, para que tenham autonomia e responsabilidade para consigo e com o mundo, bem como sabedoria e empatia nas vivências diárias e com o outro.

Dentro desse contexto envolto da semana do meio ambiente os alunos foram conduzidos a pensar, refletir e praticar ideias relevantes para a sustentabilidade ambiental.

No seguimento da Educação Infantil, as crianças trabalharam, através da ludicidade, a importância de preservar nossa fauna e flora.

No Ensino Fundamental I, os alunos trabalharam em modalidade extraclasse a partir de um passeio até a ESTAÇÃO ETA – Estação de Tratamento de Água, onde puderam participar, juntamente do químico Kleyton Maux da Compesa de Garanhuns, de uma aula aberta sobre a importância da água tratada e dos mananciais, compreendendo como funcionam os poços artesanais para a sustentabilidade da água, além de analisarem na prática como a água chega até nossas casas.

Já no Ensino Fundamental II, nossos estudantes participaram de palestras temáticas a partir dos temas Como está sofrendo o planeta Terra com as alterações ambientais? e O que devemos fazer como seres humanos para mudar tais condições planetárias?. Foram momentos de trocas e discussões importantes para formação e desenvolvimento de nossos jovens, sempre buscando colocar a consciência em prática.

Confira abaixo, parte do nosso trabalho: