12 de março de 2014

Vacinação de meninas contra o HPV no CSJD acontece nesta quinta-feira dia 13/03



A partir desta semana, o Sistema Único de Saúde (SUS) começou a oferecer a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos, em postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país.
A dose, que ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero, estará disponível nos 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, de acordo com o ministério.

Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.
Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.
Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. 
Vacinação nas escolas
A vacinação no Colégio Santa Joana D´Arc será administrada amanhã dia 13/03(quinta-feira), será preciso da autorização da família e apresentar o cartão de vacinação, documento de identificação e carteira do SUS. 


Fonte: g1.com/BemEstar
 : 
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial