Pular para o conteúdo principal

BEM VINDO OUTUBRO!


A LIÇÃO

As sandálias do discípulo ressoavam surdamente nos degraus de pedra que levavam aos porões do velho mosteiro.

Empurrou a pesada porta de madeira que cerrava os aposentos do ancião.

E custou a localizá-lo na densa penumbra, o rosto velado por um capuz, sentado atrás de enorme escrivaninha, onde, apesar do escuro, fazia anotações num grande livro, tão velho quanto ele.

E o discípulo o inquiriu:
- Mestre, qual o sentido da vida?

O idoso monge, permanecendo em silêncio, apenas apontou um pedaço de pano, um trapo grosseiro no chão junto à parede.

Logo após, seu indicador ossudo e encarquilhado mostrou, no alto do aposento, o vidro da janela, opaco sob décadas de poeira e teias de aranha.

O discípulo pegou o pano e subiu em algumas prateleiras de uma pesada estante forrada de livros.
Conseguiu alcançar a vidraça e começou então a esfregá-la com vigor, retirando a sujeira que impedia sua transparência.

O sol inundou o aposento, banhando com sua luz estranhos objetos, instrumentos raros e dezenas de papiros e pergaminhos com misteriosas anotações e signos cabalísticos.

O discípulo, sem caber em si de contentamento, a fisionomia denotando o brilho da satisfação, declarou:
- Entendi, mestre.
- Devemos nos livrar de tudo que ATRAPALHE nosso aprendizado...
Retirar o pó dos preconceitos e as teias das opiniões que impedem O RECEBER da luz do conhecimento e então enxergaremos A VERDADE, com mais nitidez.

O jovem discípulo fez então uma reverência, e deixou o aposento, agora iluminado, a fim de dividir com os outros a lição recém aprendida.

O velho monge, o rosto enrugado ainda encoberto pelo largo capuz, os raios do sol da manhã banhando-o com uma claridade a que se desacostumara, olhou o discípulo se afastando.

Deixou escapar um tênue sorriso e pensou:
- Mais importante do que aquilo que alguém mostra é o que o outro enxerga!
E murmurou baixinho:
- Eu só queria que ele colocasse no lugar de onde caiu.

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO ESCOLAR NOTA 10

Para preparar um bom trabalho escolar, é preciso cumprir bem algumas etapas, como a pesquisa, a preparação, a redação e a apresentação. A seguir, mostramos um passo a passo para organizar cada uma das etapas. Primeiro passo: A pesquisa O texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet. É melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na biblioteca da escola ou da cidade. a)  Seleção de informações Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema. b)  Fonte confiável A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em m...

Jogos Interclasses

     Hoje 19/09, iniciou os jogos interclasses 2014, teremos uma semana inteira de prática de esportes e exercícios físicos, aliando o desenvolvimento do corpo e da mente e o incentivo para uma vida saudável dentro e fora da escola.      Na ocasião, tivemos a abertura do evento com a Diretora Maria Almeida, hasteamento da bandeira do Brasil, hino nacional e do colégio, juramento dos atletas, ritual do   acendimento  da pira   olímpica e apresentações culturais.       Para visualizar mais fotos acesse o nosso site: www.colegiosantajoanadarc.com.br

Colégio Santa Joana D'Arc, realiza visitação pedagógica na "Exposição Brincar", de Rafael Sisant, no Sesc Garanhuns.

 Entendendo que a Educação Infantil inicia o processo educacional, incorporando a uma situação de socialização estruturada, o CSJD vem consolidando a Educação Infantil em uma concepção que vincula o educar e o cuidar como algo indissociável no processo educativo. Partindo desse pensamento: Conduzimos as crianças até a galeria do Sesc Garanhuns para acolherem vivências, arte,e conhecimento como  o objetivo de ampliar o universo de habilidades, socialização, autonomia e comunicação. Foi expetacular ver o brilho das crianças diante dos brinquedos antes desconhecido e principalmente participar da emoção de cada criança ao serem inseridas no processo do Brincar. Orgulho de pertencer a uma instituição que cuida da educação, somos gratos a atenção e confiança das famílias. Agradecimentos especiais pela receptividade que fomos recebidos no Sesc Galeria.