Pular para o conteúdo principal

BEM VINDO OUTUBRO!


A LIÇÃO

As sandálias do discípulo ressoavam surdamente nos degraus de pedra que levavam aos porões do velho mosteiro.

Empurrou a pesada porta de madeira que cerrava os aposentos do ancião.

E custou a localizá-lo na densa penumbra, o rosto velado por um capuz, sentado atrás de enorme escrivaninha, onde, apesar do escuro, fazia anotações num grande livro, tão velho quanto ele.

E o discípulo o inquiriu:
- Mestre, qual o sentido da vida?

O idoso monge, permanecendo em silêncio, apenas apontou um pedaço de pano, um trapo grosseiro no chão junto à parede.

Logo após, seu indicador ossudo e encarquilhado mostrou, no alto do aposento, o vidro da janela, opaco sob décadas de poeira e teias de aranha.

O discípulo pegou o pano e subiu em algumas prateleiras de uma pesada estante forrada de livros.
Conseguiu alcançar a vidraça e começou então a esfregá-la com vigor, retirando a sujeira que impedia sua transparência.

O sol inundou o aposento, banhando com sua luz estranhos objetos, instrumentos raros e dezenas de papiros e pergaminhos com misteriosas anotações e signos cabalísticos.

O discípulo, sem caber em si de contentamento, a fisionomia denotando o brilho da satisfação, declarou:
- Entendi, mestre.
- Devemos nos livrar de tudo que ATRAPALHE nosso aprendizado...
Retirar o pó dos preconceitos e as teias das opiniões que impedem O RECEBER da luz do conhecimento e então enxergaremos A VERDADE, com mais nitidez.

O jovem discípulo fez então uma reverência, e deixou o aposento, agora iluminado, a fim de dividir com os outros a lição recém aprendida.

O velho monge, o rosto enrugado ainda encoberto pelo largo capuz, os raios do sol da manhã banhando-o com uma claridade a que se desacostumara, olhou o discípulo se afastando.

Deixou escapar um tênue sorriso e pensou:
- Mais importante do que aquilo que alguém mostra é o que o outro enxerga!
E murmurou baixinho:
- Eu só queria que ele colocasse no lugar de onde caiu.

Postagens mais visitadas deste blog

Colégio Santa Joana D'Arc, realiza visitação pedagógica na "Exposição Brincar", de Rafael Sisant, no Sesc Garanhuns.

 Entendendo que a Educação Infantil inicia o processo educacional, incorporando a uma situação de socialização estruturada, o CSJD vem consolidando a Educação Infantil em uma concepção que vincula o educar e o cuidar como algo indissociável no processo educativo. Partindo desse pensamento: Conduzimos as crianças até a galeria do Sesc Garanhuns para acolherem vivências, arte,e conhecimento como  o objetivo de ampliar o universo de habilidades, socialização, autonomia e comunicação. Foi expetacular ver o brilho das crianças diante dos brinquedos antes desconhecido e principalmente participar da emoção de cada criança ao serem inseridas no processo do Brincar. Orgulho de pertencer a uma instituição que cuida da educação, somos gratos a atenção e confiança das famílias. Agradecimentos especiais pela receptividade que fomos recebidos no Sesc Galeria.

Jogos Interclasses

     Hoje 19/09, iniciou os jogos interclasses 2014, teremos uma semana inteira de prática de esportes e exercícios físicos, aliando o desenvolvimento do corpo e da mente e o incentivo para uma vida saudável dentro e fora da escola.      Na ocasião, tivemos a abertura do evento com a Diretora Maria Almeida, hasteamento da bandeira do Brasil, hino nacional e do colégio, juramento dos atletas, ritual do   acendimento  da pira   olímpica e apresentações culturais.       Para visualizar mais fotos acesse o nosso site: www.colegiosantajoanadarc.com.br

DICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO ESCOLAR NOTA 10

Para preparar um bom trabalho escolar, é preciso cumprir bem algumas etapas, como a pesquisa, a preparação, a redação e a apresentação. A seguir, mostramos um passo a passo para organizar cada uma das etapas. Primeiro passo: A pesquisa O texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet. É melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na biblioteca da escola ou da cidade. a)  Seleção de informações Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema. b)  Fonte confiável A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em m...