12 de julho de 2013

Como estimular a inteligência

Queridos alunos,seguem algumas dicas de como estimular a sua inteligência, leia e pratique.

Instruções

  1. 1
    Tente manter a atenção em todas as coisas que fizer ou estiver aprendendo, sempre observe com cuidado todas as coisas interligadas ao assunto. Concentre-se, sem ficar pensando em outros problemas que você deve resolver. Lembre-se: um passo de cada vez. Não fique tentando pegar poucos conceitos sobre algo. Ao aprofundar em um assunto, você entenderá realmente do que se trata e poderá aprender diversas outras coisas também. Abra sua mente para novas ideias.
  2. 2
    Leia sempre que puder!Leia sempre que puder. A leitura melhora a capacidade da mente de compreender e de começar a pensar de forma crítica. É ainda mais produtivo quando se lê livros de gêneros diferentes. Além disso, é uma ótima ideia ler jornais, revistas atuais, assistir a programas com conteúdos diversos, entre outras coisas. Tente não ler coisas muito fáceis. Sempre vá aumentando seu nível de leitura, isso contribui para aumentar a inteligência.
  3. 3
    Escreva sempre que possível, desde e-mails até artigos sobre assuntos diferentes. Tente escrever com a mão oposta à que você escreve normalmente. Isso faz com que o lado do cérebro oposto à mão que está escrevendo seja estimulado. Você pode desenvolver duas coisas importantes com essa atividade: o raciocínio lógico e a criatividade.
  4. 4
    Jogue XadrezOs jogos são uma ótima maneira para estimular o cérebro e, consequentemente, a inteligência. Seja um simples jogo de memória, uma bela partida de xadrez ou jogos de videogame. Tente dificultar os níveis dos jogos aos poucos, isso ajudará você a pensar de forma diferente. Prefira jogos que lhe proporcionam problemas para serem resolvidos ou que forcem você a pensar rapidamente. Até mesmo o tetris leva a uma atividade cerebral mais eficiente. Tente resolver problemas de lógica, jogar jogos que contêm criptologia, mistura de palavras ou letras para serem desembaralhadas, etc. Além disso, palavras cruzadas e sudoku são ótimas atividades para estimular a mente e os processos de pensamento.
  5. 5
    Ouça música erudita!Ouça música erudita. Estudos comprovam que músicas de Mozart, porexemplo, ajudam a fazer com que uma pessoa se saia melhor em provas e testes. Além disso, ocorre uma melhoria na mente em curto prazo, as músicas clássicas induzem o bom desempenho de determinadas tarefas. Ainda no assunto “música”, aprenda a tocar um instrumento musical. Isso ajuda bastante a melhorar a inteligência, o raciocínio, entre outros artifícios da mente.

Portanto, existem várias maneiras para estimular a inteligência. Estas maneiras vão desde ler livros até ouvir músicas que estimulam o cérebro. Busque sempre pesquisar sobre o que você tem dúvidas e aprofunde no assunto. Não tenha preguiça de consultar o dicionário e tente escrever textos com palavras novas. Outra ótima maneira de melhorar em determinado assunto é ensiná-lo a alguém. Aproveite!

Acesse os links abaixo, divirta-se e continue explorando a sua inteligência. 



Não esqueçam da Tia Julia *_*