25 de abril de 2013

Projeto: Clássicos da Literatura


Foi com muito carinho e dedicação que iniciamos nessa semana a apresentação do projeto de leitura: Clássicos da Literatura. Esse projeto foi apresentado aos alunos com o seguinte questionamento: Leitura, qual é a sua importância? A princípio quisemos indagar os nossos alunos com essa pergunta, quisemos ter as mais diversas respostas sobre a pergunta. Em seguida explicamos aos alunos a importância que a leitura tem, como ela age na vida das pessoas e onde podemos chegar com a leitura.
Esse projeto foi criado a partir da necessidade de fazer com que nossos alunos tenham apreço pela leitura, pois detectamos o quanto um trabalho feito esse estava faltando na vida dos nossos alunos. Além disso, visamos o quanto é importante inserir nossos alunos na leitura dos clássicos literários, pois de certa forma já estamos preparando eles para trabalhos que serão exigidos no Ensino Médio e consequentemente nos Vestibulares e ENEM.
Ao decorrer da apresentação, demos algumas sugestões de sites interessantes que os alunos podem acessar e começarem a fazer leituras diárias. No final das apresentações, foi mostrado a cada série quais serão as obras que cada uma irá trabalhar.
Logo abaixo temos a sinopse de cada obra e seus respectivos vídeos.

Atenciosamente,

Professores: Emanoela Andrade, Orlana Sofia e Andre Cordeiro.




Obras que serão trabalhadas:

6º ANO –  “AS MIL E UMA NOITES” ( Tradutor: Ferreira Gullar)
Sinopse: As mil e uma noites é uma coletânea de fascinantes histórias inventadas e preservadas na tradição oral pelos povos da Pérsia e da Índia. As narrativas, entre as quais estão às famosas viagens de Simbad, o marujo, as aventuras de Aladim e a lâmpada maravilhosa e a mirabolante história de Ali Babá e os quarenta ladrões, são contadas por Sherazade, uma jovem corajosa que se sacrifica pelo seu povo para salvá-lo da ira do sultão Shariar.


7º ANO - “A TERRA DOS MENINOS PELADOS” (Graciliano Ramos)
Sinopse: Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Não tendo com quem entender-se, Raimundo Pelado falava só, e os outros pensavam que ele estava malucando. Estava nada! Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul




8º ANO“DOM CASMURRO” (Machado de Assis)
Sinopse:  É o romance mais estudado, comentado e discutido de Machado de Assis – o que significa dizer um dos mais estudados da nossa literatura. Publicado originalmente em 1899, o livro conta a história de Bentinho e Capitu, desde o namoro infantil até o casamento atormentado pelo ciúme e pela dúvida que virou polêmica literária: Capitu traiu o marido com o melhor amigo dele, Escobar? Os fatos são narrados por Bentinho, que relembra, já; velho, episódios de sua vida.







9º ANO“ O MULATO” (Aluísio de Azevedo)
Sinopse: Na conservadora São Luís, de fins do século XIX, o amor proibido entre Ana Rosa, uma  jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato. Mas pesa sobre eles o preconceito de uma sociedade hipócrita, que não conhece limites para proteger a situação estabelecida.

















“Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.”  (Charles W. Elliot)