23 de abril de 2013

ATENÇÃO, SENHORES PAIS!

Pesquisas mostram que nada é tão decisivo para um bom desempenho escolar quanto o incentivo dos pais para os estudos.

Como ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-Ias cultivar o apreço pelo estudo? Para tarefa tão complexa, não existe uma fórmula mágica que, aplicada à risca pela família, resultará num aluno exemplar. A excelência, afinal, é produto de muitas variáveis, tais como o talento individual e os estímulos providos pela própria escola  e não apenas de um ambiente favorável ao aprendizado em casa. O que já se sabe, no entanto, é que a participação dos pais é fundamental, se não decisiva, para um bom rendimento escolar. Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência adequada da família. E isso se faz sentir, positivamente, por toda a vida.

Os pais devem incentivar o filho a fazer a lição de casa e ir à escola todos os dias, providenciar um lugar tranquilo onde ele possa estudar para resolver as tarefas que leva da escola, não faltar aos plantões pedagógicos, observar atentamente a agenda escolar do filho e as avaliações recebidas a cada bimestre.

Os pais brasileiros precisam serem mais participativos na rotina escolar de seus filhos, a escola não pode andar sozinha no processo educativo, nem deixar os estudante por conta da permissividade tecnológica.

As pesquisas a nível nacional e internacional nos mostram com clareza à eficácia e desenvolvimento  dos estudantes quando bem acompanhados. Quanto mais educação, maior será o retorno, para a família, a sociedade e próprio aluno .

E você pai...?
Como está acompanhando a vida escolar de seus filhos (as)? 


Setor pedagógico.