14 de fevereiro de 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 - "FRATERNIDADE E JUVENTUDE"


“Este ano, o tema da campanha da fraternidade, “FRATERNIDADE E JUVENTUDE”, trata da juventude de forma geral e abrangente. Todo o trabalho, reflexão e conteúdo que será desenvolvido, aprofundado durante a Quaresma, de forma especial, neste ano de 2013, serão relacionados à juventude”.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo geral “acolher os jovens no contexto de mudança de época em que estamos vivendo, propiciando desta forma caminhos para o seu protagonismo, no seguimento de Jesus Cristo, bem como na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz”.

As Campanhas organizadas oficialmente pela CNBB começaram no ano de 1964. “Todos os anos é escolhido um tema, sempre a partir de uma realidade, de uma situação que a igreja percebe que precisa ser transformada, enfrentada, trabalhada, refletida, para melhorar esta situação. Existe uma equipe que coordena a Campanha da Fraternidade, onde é feita essa discussão. Muitas vezes acontecem sugestões, abaixo-assinados de grupos que se organizam para que entrem diversos temas como temáticas da Campanha. Este é o processo de escolha do tema, que vai se dando todos os anos para ser refletido na Campanha da Fraternidade”.

Na sua quinquagésima realização a campanha da Fraternidade escolhe como tema “FRATERNIDADE E JUVENTUDE” e apresenta como lema “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME”(IS 6,8). O cartaz é um convite aos jovens para a jornada mundial da juventude que será realizada em julho deste ano. A jovem, de braços abertos em forma de cruz, representa os que são transformados pela jovialidade comunicada pela ressurreição de Jesus, a boa nova por excelência, que nos fortalece. É com esse vigor que a jovem responde ao chamado de Deus, repetindo as palavras do profeta Isaías: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8).