28 de agosto de 2012

Resultado da Seleção do Codema

Os alunos que irão representar o Colégio Santa Joana D'arc no V Concurso Escolar de Educação Ambiental foram:

Fundamental I

Pedro Siqueira Santos Júnio - 4º Ano - Modalidade Desenho;
Ayanne Gabriela Conceição Moura - 5º Ano - Modalidade Desenho;
Lara Calado Tenório Ferreira de Melo - 5º Ano - Modalidade Redação;
Lis Mariany de Matos Costa Felix - 5º Ano - Modalidade Redação.

Fundamental II

Gustavo Aquino de Melo Oliveira - 9º Ano - Modalidade Redação;
Gisele Mendes da Silva - 9º Ano - Modalidade Redação;
Tiago Bezerra Souza - 7º Ano - Modalidade Cordel.

Abaixo temos a redação que ficou em 1º lugar do Fundamental II:


Esperanças para Garanhuns se tornar mais sustentável

 

            A sustentabilidade visa suprir as nossas necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações, relacionando desenvolvimento econômico e material sem agredir a natureza. Pequenas ações de educação ambiental podem ajudar no desenvolvimento de Garanhuns, como a reciclagem que além de muito simples, é muito eficiente para ajudar na sustentabilidade. Com a reciclagem nosso município pode evoluir bastante, pois em construções civis sobram muitos resíduos sólidos, que tendo uma destinação correta ajudarão muito no desenvolvimento econômico sem prejudicar o meio ambiente.

            A reciclagem ocorre desde a coleta seletiva em casa até a materialização de restos sólidos e também de reutilização de lixos eletrônicos que degradam bastante o meio orgânico no qual se encontram, sendo a partir disso que devemos ter a consciência de preservar nossa cidade.

            Toda boa ação, seja ela ambientalista ou moral, provém da educação em casa ou na escola, desde pequenas as pessoas devem cooperar em tomar conta e cuidar do que tem, e isso é o objetivo da educação ambiental, a responsabilidade que devemos ter em cuidar do meio ambiente no qual vivemos trazendo desenvolvimento sustentável para a natureza.

            Esses métodos de preservação à natureza são coisas que podemos realizar no nosso dia a dia, que aprendemos desde pequenos que quando colocados em prática, podem trazer grandes mudanças para nós e o meio ambiente no qual vivemos. Para que isso seja realizado na nossa cidade temos que nos unir para a sustentabilidade dar bons efeitos e com ações simples podemos trazer grandes desenvolvimentos.


(Gustavo Oliveira - 9º ano)