24 de julho de 2012

Para que aprender Inglês?!


Fonte: Google images


           Frequentemente me deparo com a pergunta “por que aprender inglês?”, pensando nisto, resolvi escrever esse texto curto com alguns motivos.
            Primeiro, gostaria de falar que, em pleno século XXI, em que as relações internacionais estão cada vez mais estreitas, e em que milhões de pessoas falam a língua inglesa, em várias partes do mundo, falar inglês é estar um passo a frente na corrida para inserção na sociedade, dita, globalizada.
            Além disso, galera, vamos pensar que a internet e as tecnologias de informação e comunicação propiciaram a democratização de um grande fluxo de informações, grande parte destas em inglês, por motivos óbvios – o grande número de falantes desta língua.
            Twitter, facebook, youtube[...] também estão entre nós, pessoal. E apesar das versões traduzidas, muitas vezes precisamos utilizar algo nas redes socias que requer o conhecimento mínimo (automático) do inglês. Isso sem falar nos jogos! Ah os jogos... Quantos jogos (que adoramos) vêm com instruções em inglês? Já pararam pra pensar?
            É, pessoal, aprender inglês é muito importante. E aqui não listei nem 1% dos motivos pelos quais aprender inglês é importante...
            Mais uma coisa, lembrando minhas férias, me veio à cabeça mais um motivo que eu não poderia deixar de falar, estive na Unicamp para apresentar trabalho no 18º Congresso de Leitura do Brasil e vi um número enorme de pessoas falando inglês nas ruas. Já pensou se você é abordado por um estrangeiro na rua falando inglês? Não vai ser legal não saber interagir, não é? Então, mãos à obra, e vamos (com tudo) estudar inglês! 

Andre Cordeiro dos Santos 
Professor de Língua Inglesa