26 de junho de 2012

A Importância da Discursividade Ética na Contemporaneidade


Na atualidade a discussão ética é sempre tida como um meio particular e coletivo de definir novos valores e modos de vida de todo um povo. Tendo sempre como base os relacionamentos pessoas e interpessoais, a ética visa estabelecer valores humanos capazes de determinar e influenciar o comportamento do homem dentro de sua coletividade. Pensar o papel e a importância de ética em meio a uma grande crise de valores é fundamental para o bem está social da contemporaneidade.

Muito ligada a história e a cultura humana a ética é sempre importante, haja vista que o homem desde sua gênese busca viver em coletividade, sendo como diz Platão “um animal social”. Em seu papel encontramos a busca pelo bem estar do homem, a valorização da dignidade humana e o respeito à pluralidade em que nos encontramos inseridos. É a partir da ética que todo o processo humano se concretiza. A sua função se caracteriza pela valorização das diferentes formas de vida, dos vários costumes culturais e sociais que o mundo apresenta, da luta pelos direitos humanos e pelo reconhecimento do homem como ser transcendente. 

No contexto contemporâneo não podemos determinar um papel definitivo para a ética. Muitas são as circunstâncias que influência e determinar os valores éticos, e esses por consequências se dão como meios de mediar o comportamento humano tornando o homem ser relacionável nas diversas formas.  

Lima Vaz defini o homem como “um ser reflexivo” para definir o homem como pensador e utilizando tanto do saber ético, como da própria ética. Nessa perspectiva encontramos tanto o papel da ética como sua importância. Seu papel pelo fato de se dá pela refletividade do homem sobre o próprio homem. O homem que questionados pelas suas diferentes formas de vida se olha como ser produtor de todas as atividades humanas, e comprometido com o bem-estar de todos busca formas de vida que viabilize uma melhor convivência entre todos. Sobre a importância da ética, ela se dá na imanência subjetiva do desejo do homem sobre sua própria natureza e sobra a natureza de todo cosmo. O homem se faz desejoso de domínio, por isso busca organizar-se e direcionar-se para um modo de vida comum e justa no campo sócio-cultural.

Tendo em vista a ética como sendo uma ciência do ethos, ciência essa que se constitui a partir de um saber formal que se expressa através da prática humana, e que ganha forma a partir de um processo histórico-cultural, podemos encontra - lá nas mais diversas formas de cultura existente no convívio social. Etnia, religião, localidade geográfica, política, entre outros pontos são produtores de suas próprias manifestações éticas, e apesar de apresentar formas diferentes de costumes e modos de vida, todos buscam uma convivência universal, alicerçada pelo respeito, pela valorização e reconhecimento das mais diversas formas de vida. O papel e a importância da  ética estão entrelaçados entre seus interesses e objetivos, um pensar a ação ética nas formas de vida o outro o porque da ética nos relacionamentos humanos.

Nessas considerações podemos concluir o papel e a importância da ética como sendo a justificativa e o objetivo de se viver em formas diversas porém universal, já que o homem como “ser político” busca a concretização de uma comunidade universal justa, igualitária e do bem.

Helder Francisco 
Professor do Colégio Santa Joana D'Arc