11 de fevereiro de 2012

ESPAÇO CULTURAL...


O Colégio Santa Joana D'arc realizou, neste dia 10 de fevereiro de 2012, o projeto "ESPAÇO CULTURAL".  O Projeto é uma iniciativa que visa espalhar o pólen da cultura no espaço escolar.  A partir do pensar e do fazer cultural ele pretende levar o aluno ao exercício da pesquisa histórica, tendo como base a informação, a reflexão e ação cultural. O projeto busca contribuir na formação integral do aluno, tornando-o um cidadão mais humano, reflexivo, crítico, participativo, justo, social, responsável e consciente. Como objetivo o "ESPAÇO CULTURAL" busca valorizar as mais diversas formas de manifestações culturais e artísticas, contribuindo no processo formativo do aluno através de um espaço com variedades culturais, fomentando a reflexão crítica da história, da cultura e da realidade social.

No primeiro encontro o "ESPAÇO CULTURAL" teve a participação de convidados que são referência no pensar e no fazer cultural de nossa cidade. A nossa primeira temática foi sobre os 133 anos de Garanhuns com o tema: "Garanhuns 133 anos. Cidade das Flores. Poema Acolhedor." Contamos com a presença do escritor e pesquisador Adelmo Camilo, que nos trouxe um pouco do processo histórico de Garanhuns, Wagner Marques (Agenda Garanhuns) que nos trouxe a vida e obra do escritor garanhuense Luís Jardim, o professor da casa Robério Ribeiro que em trabalho com os alunos nos apresentou os pontos turísticos de nossa cidade e, por fim, contamos com a presença de Gonzaga de Garanhuns, que alegrou nossa manhã com o seu reisado.

O "ESPAÇO CULTURAL" será desenvolvido juntamente com os educandos. Serão realizadas mesas redondas, onde contaremos com a participação de convidados. Os temas serão sempre em busca do resgate da cultura, bem como, temas da atualidade que vise uma construção cultural do conhecimento.