3 de fevereiro de 2013

“Garanhuns, 134 anos de muita história em nossas vidas”


Hoje nossa querida Garanhuns completa 134, para comemorar esse dia, postamos um pequeno resumo falando sobre sua história e sua atualidade.
Localizada na região montanhosa do Planalto da Borborema, é conhecida como a Suíça Pernambucana, por causa de seu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da região. Nossa cidade também é conhecida como a Cidade das Flores ou Cidade da Garoa.
A nossa história deu início a partir de um dos fatos históricos que marcaram o Brasil: a destruição do Quilombo dos Palmares. Naquela época, os quilombolas se refugiavam por aqui. O bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi responsável pela destruição do quilombo.  Anos mais tarde surge Simôa Gomes, dama do mais alto porte e neta daquele que destruiu o Quilombo dos Palmares. Ela não herdou o espírito guerreiro do avô, mas a coragem era a mesma. Anos depois ela acabara ficando viúva e com isso acabou doando parte de suas terras a Confraria das Almas. Nesse solo formaram-se quinze (15) casas o que acabou tornando o lugar uma vila. Um ano antes do nosso nascimento, mais precisamente em 1878, veio por aqui um personagem que mudaria o nosso destino, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, ou como conhecido Barão de Nazaré. Ele foi o grande responsável em transformar Garanhuns em município e isso ocorreu em 04 de Fevereiro de 1879.
No solo que no início era composto por apenas quinze (15) casas, hoje tem uma população 129. 408 habitantes, segundo o último senso do IBGE. Nossa economia é formada pelo Comércio, Indústria, Agricultura/Pecuária e Turismo. Outro setor que está desenvolvendo em nossa cidade é o educacional. Hoje somos polo regional no estado da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e da Universidade de Pernambuco – UPE. Além dessas, temos também as Faculdades de Direito, Engenharia Civil, Administração e os cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE. O que contribui muito para a formação do nosso povo, além de valorizar mais ainda a nossa cidade.
Outro grande investimento que está para chegar é o primeiro Shopping Center da cidade. O projeto já foi aprovado e estamos apenas na espera da sua construção. Não podemos finalizar esse texto sem mencionar o Festival de Inverno de Garanhuns – FIG. Esse é um grande evento que mexe com nossa cultura, nossa arte, nossas tradições e que mobiliza toda a cidade e região, além é claro de ser um dos grandes contribuintes para o nosso turismo e economia.

“Garanhuns a cidade das flores, a cidade do frio, a cidade das conquistas, a cidade do crescimento, a cidade de todos nós.”
Parabéns por mais um ano!