16 de março de 2017

CSJD e IFPE - “Água recurso natural – bem precioso”




Campus participa do projeto de sustentabilidade “Água recurso natural, bem precioso”
Docente do curso de Meio Ambiente, Rogério Oliveira, oferta para os estudantes do 6º ao 9º ano do Colégio Santa Joana D’Arc a palestra “Água: se você cuidar não faltará”
Publicado: 16/03/2017 10h06Última modificação: 16/03/2017 10h27Histórico
Colaboradores: Érika Targino

O IFPE Campus Garanhuns fechou parceria com o Colégio Santa Joana D’Arc no desenvolvimento do projeto “Água recurso natural – bem precioso”. O projeto é formado por várias ações que vão desde a educação ambiental para o uso consciente da água até a construção de estratégias de ação para mudanças atitudinais significativas.
Desde o dia seis de fevereiro a população de Garanhuns passou a sofrer com o rodízio de abastecimento de água na cidade. De acordo com dados da Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa), o rodízio é de 1 dia com água e 8 dias sem. A Compesa alega que a medida foi tomada para evitar um colapso no sistema de abastecimento.
Diante da situação, as instituições de ensino de Garanhuns passaram a discutir o problema e unirem forças para sensibilização, conscientização e construção de estratégias para que a população possa contribuir com ações efetivas a partir de mudanças atitudinais.

ÁGUA EM FOCO: Dentre as ações do projeto está a “Água em foco”. Segundo a professora de Ciências do Joana D’Arc, Emiliane Gomes, a proposta desta ação é sensibilizar os 320 estudantes do 6º ao 9º do colégio para serem multiplicadores das informações adquiridas com familiares e amigos. “Desejamos que nosso aluno seja protagonista do próprio saber ajudando assim a mudar a história do município, agindo de forma local, mas com ação de foco global”, explica.
Para o docente do IFPE, Rogério Oliveira, que está ofertando a palestra “Água: se você cuidar não faltará” tudo passa por uma questão de sensibilização. “Garanhuns e municípios próximos não deveriam sofrer com a falta de água. Esta é uma região de muitas nascentes e rica em água. O que queremos é buscar sensibilizar o aluno para ele tenha consciência de que nós somos os criadores desse problema, devido ao mal uso deste recurso, fazendo com que ele propague conhecimento e incorpore as propostas apresentadas”, afirma.
Emily Raiane, aluna do 7º ano se mostrou surpresa com as informações obtidas na palestra. “A palestra foi muito boa. Vimos que a água é um bem muito importante e finito. A falta de água está grande e temos que nos conscientizar, sem água não há vida. Como o professor Rogério falou, em Garanhuns não era para faltar água, só estamos sofrendo com esse racionamento porque desperdiçamos demais”, conclui.

PARCERIA: A coordenadora pedagógica do colégio, Maria Júlia, ressaltou a importância da parceria com o IFPE Garanhuns no desenvolvimento de várias ações ligadas à sustentabilidade. “Agradeço ao IFPE pelo apoio dado em todas as ações desenvolvidas pelo Colégio Santa Joana D’Arc. Aproveito para parabenizar a instituição pela segurança que nos passa, pela qualidade de seus profissionais e a seriedade e compromisso com a educação em Garanhuns”, conclui.
A primeira palestra foi realizada no dia nove de março, para 160 estudantes dos 6º e 7º anos. Nesta quinta-feira (16) acontece a segunda edição da palestra para alunos dos 8º e 9º anos.
Link da notícia para ver diretamente no site do IFPE Campus Garanhuns: