5 de abril de 2013

Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.

 
O Vídeo "CARTA 2070" Publicada na revista "Cronicas de los Tiempos" em abril de 2002. Descreve a catástrofe da humanidade pela falta de água no planeta.



O mundo está descobrindo que a escassez de água não é uma questão exclusiva de quem mora em regiões desérticas. Neste século, a água está se tornando a questão central por trás dos grandes conflitos no planeta. E deveria preocupar os brasileiros também. 

Se a gestão e conservação de água doce já eram uma preocupação importante frente à superexploração, ao mau uso dos recursos hídricos e do solo e à poluição dos corpos d’água, as conclusões do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, na sigla em inglês) vêm acrescentar ainda mais urgência ao tema.  Adaptação dos recursos hídricos às mudanças climáticas passa a ser uma nova bandeira para garantir água de qualidade e em quantidade para as gerações de agora e do futuro.

A água é um recurso fundamental para a vida e especialmente estratégico para o Brasil, que abriga mais de 17% de toda a água doce do Planeta e tem sua matriz elétrica umbilicalmente conectada à disponibilidade de recursos hídricos.

O desafio da adaptação dos recursos hídricos às mudanças climáticas envolve uma intrincada rede de ações que vão desde a criação e manutenção de unidades de conservação, passando pela proteção direta aos recursos hídricos, até o aumento da eficiência energética e introdução de outras fontes renováveis de eletricidade, para além das hidrelétricas, garantindo cada vez mais rios de fluxo livre e, portanto, maior resiliência aos ecossistemas aquáticos e sua fabulosa biodiversidade.

Faça sua parte para não ser mais um dos que contribuirão para essa terrível tragedia descrita no vídeo "carta em 2070". Veja abaixo dicas para preservar nossa água:


            Feche o chuveiro enquanto for passar o sabonete. Quem não tem esse hábito gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. E se deixar o chuveiro pingando são desperdiçados 46 litros por dia.
           Ao lavar as louças da cozinha não deixe a torneira aberta o tempo todo porque o desperdício pode ser de até 105 litros. O ideal é ensaboá-las e, depois, enxaguar tudo de uma só vez.
           Na hora de beber água sirva o suficiente para que não haja a necessidade de jogar fora o restante. É preferível encher o copo aos poucos.
           Na hora da faxina troque o uso da mangueira por vassoura e balde; esse cuidado pode gerar uma economia de até 250 litros de água.
           Acumule roupas sujas na área de serviço e lave-as todas de uma só vez utilizando o modo ‘suave’ da máquina de lavar, caso não estejam muito sujas. A ação poupará energia.
           Regue as plantas preferencialmente à noite ou no início da manhã, pois nessas horas mais frias, as plantas absorvem menos água para sobreviver.
           Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavá-lo, opte por usar um balde ou a nova modalidade de lavagem a seco, que só precisa de 250 ml do recurso.
           Elimine os vazamentos verificando o hidrômetro da casa, os canos alimentados diretamente pela água da rua e pela caixa d´água e os reservatórios subterrâneos de edifícios. Um buraco de 2 mm em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um único dia. E quando viajar feche o registro de água.
           Só consuma frutas da estação. Lembre-se que para se cultivar uma fruta fora de sua época são necessários muitos litros de água.
           Quem tem piscina em casa o ideal é cobri-la quando não for utilizada, assim,evita-se a evaporação da água.
           A palavra de ordem, hoje, é reaproveitar. Se possível, instale um sistema de reaproveitamento de água em casa ou mesmo utilize um balde comum. Assim, a água do banho pode servir para a descarga, a da máquina de lavar pode ser útil para limpar a calçada e a que foi usada para lavar as verduras pode irrigar o jardim.

A todos os alunos espero que os trabalhos feitos para alerta os cuidados que devemos ter com a água sejam bem elaborados e com muito empenho, vamos ser colaboradores na preservação do nosso planta. Um grande abraço a todos, Professor Nelson Borges.