5 de junho de 2012

Campeonato Brasileiro de Handebol

No dia 22 de maio de 2012, ocorreu no Sesc de Garanhuns - PE, o Campeonato Brasileiro de Handebol. Com a orientação do professor de Educação Física Edinho Albino, os nossos alunos do 9º ano foram assistir a esses jogos e produziram relatórios descrevendo o que aconteceu durante as partidas. Abaixo temos os três melhores relátorios:




GARANHUNS SEDIA FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE HANDEBOL

Na terça-feira 22 de maio de 2012, ocorreu o segundo dia de jogos de handebol aqui em Garanhuns, realizado no SESC, por volta das 13:30 até às 17:30, jogos muito interessantes e emocionantes como a partida entre Pinheiros vs Itapema.
No jogo entre Itapema e Pinheiros houve muita raça entre os dois times, com grande disputa de bola e várias jogadas de ambos os times. Um fato a ser citado é que, os jogadores muito bem preparados antes de cada jogo têm de se manter tranquilos e concentrados, pois no decorrer do jogo percebi que o time de Itapema se deixou levar pela raiva em certos instantes da competição, tendo a intenção de machucar seus rivais por descontroles emocionais.
        A preparação de cada um deles é impressionante, o modo do aquecimento o treinamento das jogadas, sem contar como os jogadores treinam que é certamente muito forçado, uma preparação feita através de como se esforçavam durante o jogo.
Um das coisas mais legais na partida entre esses times, como foi acirrado e dificultoso, causando mais emoção e interesse de se ver, pois um gol a frente do outro causava cada vez mais pressão em cima dos atletas. É justamente nessa parte que entra o foco deles, em cada partida buscando o gol incansavelmente, porque a preparação psicológica influencia no controle e domínio de cada jogo com total precisão.
O modo de jogar do Itapema estava bem controlado até o primeiro tempo, por conta, que os jogadores estavam dominando seus rivais com seus ataques constantes sem descanso algum. Já no segundo tempo, eles começaram a "abrir" (fraquejar, entregar o jogo), para seus adversários, e deixaram a desejar após tanto esforço no início.
Pinheiros não deixou barato no segundo tempo para Itapema que estava com a corda toda, mas que foi perdido, pois, incansavelmente os jogadores de Pinheiros soltaram suas estratégias e dessa forma venceram de Itapema de 24x23, ou seja, mesmo com a sua vitória não foi um jogo fácil para Pinheiros, que não deixou a desejar no segundo tempo, e se levantou de forma avassaladora contra os adversários sem contar que foram pra cima com todo gás.

(Gustavo Oliveira)


FASE FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR MASCULINO DE HANDEBOL

A fase final do Campeonato Brasileiro Júnior Masculino de Handebol realizado no ginásio do SESC/Garanhuns, teve vários jogos interessantes, entre eles o de Pinheiros vs Itapema.
O jogo no primeiro tempo foi “toma lá da cá”, pois quando um dos times fazia um gol, o outro respondia rapidamente com outro. Na partida ocorreram várias faltas inclusive tapas no rosto e empurrões. Com a posse de bola maior, a equipe do Itapema conseguiu jogar melhor e a partida na primeira etapa acabou com Itapema 12 e Pinheiros 11.
No segundo tempo do jogo a equipe de Pinheiros foi superior a de Itapema, conseguiu impor seu estilo de jogo e fez vários gols, porém deixou o time de Itapema reagir e fazer os gols. Mas a partida acabou com Pinheiros 26 e Itapema 25.
A equipe de Itapema foi à vencedora do Campeonato Brasileiro de Handebol Júnior, depois de disputar a final contra a equipe do Santos, onde o time de Itapema venceu pelo placar de 30 x 27.O Esporte Clube de Pinheiros (SP) fez a decisão de terceiro e quarto lugar com o Recife (PE) e ganhou o jogo por 23 x 21.

(José Matheus Santos)
HANDEBOL
            Uma das primeiras coisas que se percebeu é o alongamento diferenciado dos que comumente são feitos. No jogo que eu assisti no Ginásio Ruy do Rego Pires (SESC), estavam jogando Itapema – SC x E.C. Pinheiros. O jogo foi muito acirrado, nos primeiros 10 minutos já estavam empatados em 05 a 05.
            Assim como aprendemos na aula, na hora do pênalti, eles formam uma espécie de arco humano para proteção, nesse não foi ponto para ninguém. O jogo continua empatado, mas com um passe rápido, Pinheiros marca um ponto de diferença. Mas isso não dura muito tempo, pois Itapema empata o jogo novamente. O 1º tempo termina 11 x 12 para o time de Santa Catarina.
            O segundo tempo começa há diferenciar um pouco, já está com um placar de 13 x 16 que em pouco tempo muda para 15 x 19 para Pinheiros. Depois de muito acirramento, o jogo termina em 26 a 25 para E.C. Pinheiros. Vitória de Pinheiros com 1 ponto de diferença.
(Joyce Silva)