31 de julho de 2014


Só o conhecimento liberta.

A educação sem dúvida é o alicerce de uma sociedade.

Nosso colégio está em festa com a volta de nossos amados alunos.
Depois de longas férias nossos educandos retornam  e nos impulsionam cada vez mais oferecer educação de qualidade ensinando nas várias dimensões social, ética e intelectual, promovendo a aprendizagem.

Sejam bem vindos!
A direção.














28 de julho de 2014

A partir de agosto até o final de dezembro, o município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, vai mergulhar no universo da literatura infantil. A coletiva de divulgação do I Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (FILIG), o primeiro da região Nordeste, acontece nesta quarta-feira (30), às 10h, no Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura da cidade. 

Durante a coletiva, os jornalistas conhecerão os detalhes das ações desenvolvidas no Filig, além dos primeiros nomes já confirmados na programação de palestras do Festival, que contará com renomados escritores do Brasil e de outros países da América Latina.

Para os jornalistas da Capital e RMR, a Proa Cultural promove, no mesmo dia e horário, uma coletiva no Recife com a participação do curador do Filig, Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton. Ele também é coordenador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e membro da União Hispanoamericana de Escritores.

Texto: SECOM Garanhuns
Blog do Ronaldo Cesar

25 de julho de 2014

Olá meus amores (eternos alunos)!

        Na próxima semana especialmente dia 31 de Julho estaremos recomeçando nossas atividades referentes ao 2º semestre letivo de 2014.
        O mais importante é saber que Deus proporcionou férias maravilhosas para vocês e um bom reinício de aulas.
        Todos os dias, tudo começa na natureza e a cada amanhecer, surge uma nova chance para recomeçar um caminho que possa nos conduzir a destinos melhores.
        Por isso aproveite a folha em branco que a vida nos dá todos os dias.
        Vejam, sobretudo quão maravilhoso é poder ter na oportunidade do recomeço a chance de poder tentar tudo de novo.
        A vida  é um presente divino a qual precisamos todos os dias agradecer plenamente ao nosso criador.
        Sejam bem vindos a segunda casa de vocês, a família Joana D´Arc sente-se honrada em recebê-los novamente.

Leiam e reflitam sobre essa mensagem.




Maria Júlia
Coordenadora pedagógica

23 de julho de 2014


Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, na Paraíba, em 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e João Suassuna. Após a Revolução de 1930, seu pai foi assassinado no Rio de Janeiro e a família mudou-se para Taperoá, no Sertão da Paraíba, onde morou até 1937.

O escritor de A pedra do reino só veio ao Recife em 1942, para dar continuidade aos estudos e, posteriormente, ingressar na Faculdade de Direito. Depois de exercer a profissão de advogado por alguns anos, abandonou o ofício para ensinar estética na Universidade Federal de Pernambuco.

Depois de 38 anos, Ariano se aposentou e se dedicou a ministrar aulas-espetáculo, formato em que ele aproveitava para contar histórias, defender a cultura popular, fazer críticas e elogios.

Com as apresentações, percorreu teatros, escolas, congressos e centros culturais do país inteiro, às vezes acompanhado de uma trupe de músicos e dançarinos, outras vezes sozinho.

Foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura (1967); nomeado, pelo Reitor Murilo Guimarães, diretor do Departamento de Extensão Cultural da UFPE (1969).

Ligado diretamente à cultura, iniciou em 1970 o "Movimento Armorial", interessado no desenvolvimento e no conhecimento das formas de expressão populares tradicionais. Foi secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, no Governo Miguel Arraes (1994-1998), membro da Academia Paraibana de Letras (APL/PB), Academia Pernambucana de Letras (APL/PE) e da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 2004, com o apoio da ABL, a Trinca Filmes produziu o documentário O Sertão: Mundo de Ariano Suassuna, dirigido por Douglas Machado. Era torcedor fanático do Sport Clube do Recife.


Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/especiais/viver/ariano-suassuna/#sthash.PpHO55iG.dpuf
Para os que gostam de uma boa diversão, ainda mais quando da diversão popular, o ESPAÇO COLUNATA da nossa cidade é um lugar privilegiado de animação e alegria nesse 24º Festival de Inverno de Garanhuns.

Todos os dias diversos grupos populares se apresentam com entusiasmo e muitas brincadeiras levando o público presente a interação e participação. O nosso Festival de Inverno é um marco atrativo de gentes, culturas e animação.

Confira... 











22 de julho de 2014

Pra quem gosta de apreciar uma boa exposição artística na CASA GALERIA GALPÃO vai encontrar uma mistura de cultura popular, fotografia e Design que mostra uma diversidade de jeitos, gostos e perfis. 

Em um ambiente espaçoso e de grande visitação a exposição tem como objetivo a reflexão crítica de seus apreciadores. De Salvador Dali a Einstein, passando pelo campinho de terra molhada, uma sugestiva exposição do tradicional beco do fumo de nossa cidade, até as poesias, que se misturam por ritmos e gostos.

Confira uma pequena parte da Exposição!









Prof. Helder  Francisco

21 de julho de 2014

"O espetáculo "Guerra, Formigas e Palhaços", do Grupo Estação de Teatro, será a única atração potiguar programada na mostra artística do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2014), na cidade serrana do Agreste pernambucano. A apresentação gratuita está marcada para a noite desta segunda-feira (21) no Teatro Luiz Souto Dourado.
Com dramaturgia de César Ferrario, "Guerra, Formigas e Palhaços" - voltado ao público adulto - levanta questionamentos de teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade. A montagem, encenada pelos atores Rogério Ferraz (também diretor), Ênio Cavalcante e Pedro Queiroga, conta a saga de dois militares remanescentes de um batalhão de combate. Sozinhos no front à espera de reforços, e quando todas as saídas parecem se fechar, a dupla se depara diante de um palhaço que pode carregar o último fio de esperança dos soldados.

Criado em 2009, o grupo vem ganhando destaque na cena teatral nordestina ao circular com a montagem por importantes festivais da região. Além da participação no FIG 2014, o Estação está de viagem marcada para outros dois eventos no mês de setembro: o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE) e a primeira edição da Mostra Internacional de Teatro de João Pessoa (MIT), na Paraíba.

O arquiteto paisagista francês Mathieu Duvignaud, diretor da Pinacoteca do Estado, também representa o RN em Garanhuns. Entre os dias 21 e 25 de julho ele ministra oficina "Ateliê criativo de Land Art", sobre a possibilidade de se criar obras de arte em ambientes naturais com material alternativo."

Fotos: Prof. Helder Francisco
Texto: Blog do Ronaldo Cesar








19 de julho de 2014

Nascido na Paraíba, mas filho paterno de Pernambuco, Ariano Suassuna abriu as atividades teatrais do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, ontem 18/07, com a aula espetáculo “TRIBUTO A CAPIBA” com os artistas que compõem o imaginário “CIRCO DA ONÇA MALHADA”.

Ariano Suassuna é um patrimônio histórico-cultural vivo de nossa cultura popular. Professor, dramaturgo, romancista, poeta brasileiro entre outras, o senhor de muita idade, 87 anos, mas menino de coração, será destaque do FIG 2014.

Com um grande público o Teatro Luiz Souto Dourado teve de Ariano uma aula pautada no humor e na informação do conhecimento. De forma simples capaz de empolgar constantemente a plateia Ariano Suassuna trouxe para Garanhuns um belo espetáculo enraizado nos valores do povo nordestino.

O autor do famoso “Auto da Compadecida” mostra em sua aula as raízes populares por meio da expressão musical. Homenageando o músico e compositor brasileiro Capiba – Lourenço da Fonseca Barbosa 1904 – 1997 – de quem foi amigo, Ariano se diverti ao passo que mostra com humor inteligente diversas reflexões acerca de muitas temáticas passadas e atuais.

O resgate pelas músicas de CAPIBA e o trabalho do imaginário teatral Circo da Onça Malhada mostra o valor histórico da musicalidade pernambucana e exalta o padrão poético de composição, atualmente perdido pelos músicos contemporâneo como crítica Ariano Suassuna.

Por fim, a simplicidade e alegria do paraibano-pernambucano tomou conta de todo público presente deixando a sensação de quero mais. Assim, agradecido pela presença de todos Ariano se despediu deixando um até logo ao presentes, certo de mais uma próxima apresentação.

Confira alguns momentos da aula espetáculo:






17 de julho de 2014

 Queridos filhos, alunos, cidadãos, o que vamos deixar para o mundo?

     Encontramos Deus não só no templo, mas também no dia a dia. E é a certeza dessa presença que nos ajuda a realizar, com grandiosidade, os pequenos gestos de cada dia.

     Saiba aproveitar a VIDA  que é um verdadeiro espetáculo divino e entenda que o futuro da humanidade depende de todos nós. 

O que é o amor?


     Quero deixar uma história, é dentro do coração de uma criança que muitas vezes obtemos as respostas mais puras...


Numa sala de aula, havia várias crianças.
Quando uma delas perguntou à professora: Professora, o que é o amor ?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e trouxesse o que mais despertasse em si o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e, ao voltarem, a professora disse:
Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse : Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança falou : Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido das asas, vou colocá-la em minha colecção.
A terceira criança completou : Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele caiu do ninho junto com outro irmão.
E assim as crianças foram falando.
Terminada a exposição, a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo.
Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.
Então a professora perguntou-lhe:
-Porque não trouxeste nada?
E a criança timidamente respondeu:
-Desculpe, professora. Vi a flor e senti o seu perfume pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo.
Vi também a borboleta, leve, colorida ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la.
Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas, ao subir na árvore, notei o olhar triste da mãe e preferi devolvê-lo ao ninho.
Portanto professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho.
Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu a criança, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração.

Autora: Eliane de Araujoh



Maria Júlia
Coordenadora pedagógica
Com a presença do novo Governador Distrital, CL Alfred Meyer, a empresária Maria Almeida tomou posse como presidente do Lions Garanhuns Cidade das Flores, aliás, foi reconduzida para mais um ano Leonístico, na última terça-feira, 15. Na ocasião, toda a nova diretoria assumiu suas novas funções. Foi a primeira solenidade que o CL Meyer participou na condição de Governador, pois tomou posse recentemente em Toronto, no Canadá. O associado do tradicional Lions Garanhuns há quarenta anos é o terceiro de nossa cidade a chegar ao posto maior no distrito. Antes dele, o saudoso CL Mauro Lima e mais recentemente o empresário CL Givaldo Calado.
A noite foi muito especial, diversas autoridades prestigiaram a CL Maria Almeida e o clube Cidade das Flores, que tive a honra de ser um dos fundadores e seu primeiro presidente. Estavam presentes nomes como o próprio Givaldo Calado, os comandantes do 71 BI e 9º BPM, Cel Sandro Vasconcelos e Cel Maranhão, que aliás, tomou posse no clube, o prefeito de Brejão, Ronaldo Amaral, e seu vice, Erivan, o ex-prefeito Ivo Amaral, que recebeu homenagem pela criação do Festival de Inverno de Garanhuns, que este ano o reverencia oficialmente, entre outros.

Amigos, familiares, imprensa e companheiros, numa noite de celebração por serviços prestados e a construção de alicerces, sob a batuta de Maria Almeida, que se transformarão em mais ações em prol da comunidade.

SOLIDARIEDADE: No último dia 16 de julho, o Lions Clube Garanhuns Cidade das Flores realizou a entrega de cobertores para a Associação de Mulheres, do bairro de Manoel Chéu.

Fotos: Jornal DAC / David Melo
Matéria: Blog do Ronaldo Cesar

16 de julho de 2014

Programação de Literatura durante o 24º FIG traz recitais, performances, palestras, oficinas e uma série de atividades que irá tomar conta de Garanhuns, de 19 a 26 de julho


Em meio à diversidade cultural que desponta nos quatro cantos de Garanhuns durante o Festival de Inverno, o mundo das letras tem um cantinho cativo dedicado ao público que aprecia literatura. A tradicional Praça da Palavra marca presença em mais uma edição do FIG, promovendo uma das mais extensas programações do evento – funcionando de 19 a 26 de julho, das 9h às 21h. No espaço, as mais diversas ações, como recitais, cursos, palestras, intervenções poéticas, lançamento de livros, contação de histórias, entre outros. Além disso, a programação de literatura neste 24º FIG também ultrapassa os limites da Praça da Palavra e se espalha por vários pontos da cidade, através do Bunking Poético, do Pé de Letras, e de ações já consolidadas como o Livros Livres, A Gente da Palavra.
Este ano, o grande foco da Praça da Palavra será a produção literária pernambucana. “As pessoas que forem até lá terão um panorama bem bacana do que está sendo produzido em nosso estado, seja com autores já premiados, como jovens autores que estão lançando agora os seus livros. O foco será o que está sendo produzido em Literatura atualmente, em Pernambuco”, afirma o coordenador de Literatura da Secult-PE, Wellington de Melo. O espaço contará com a comercialização de livros, nos stands da Cepe (Companhia Editora de Pernambuco), que trará seu acervo, da Editora Coqueiro (vencedora da Convocatória para ocupação de espaços no FIG 2014), de escritores de Garanhuns, e, para momentos de leitura, descanso, conversas e troca de ideias, a Praça da Palavra contará com o café-lounge, organizado pelo SESC e aberto durante todo o horário de funcionamento do espaço.
Segundo Wellington, um dos grandes objetivos das ações de literatura no FIG é que elas tenham continuidade além dos 10 dias de evento, se consolidando como atividades que fomentam tanto formação de público quanto a produção literária. Um bom exemplo disso é o lançamento da antologia 4Nós, uma parceria entre o coletivo Tear e a Severina Catadora, primeiro selo cartonero de Pernambuco com catadores, gestado em Garanhuns, durante o FIG 2012. O trabalho reúne quatro poetas de Garanhuns (Alexandre Revoredo, Fernanda Limão, Marcos Saraiva e Matheus Rocha) que estão publicando, de forma autônoma, seus trabalhos, unindo o braço criativo do Tear com o braço produtivo do Severina Catadora. O lançamento acontece no dia 19 de julho, às 20h. Outros lançamentos também vão acontecer durante a programação do 24º FIG, a exemplo dos livros “Jacinto Silva – as canções” (21/7, às 19h), “Castainho contando a história” (22/7, às 13h), que contarão com debates com seus realizadores.
Outra importante ação que compõe a grade de Literatura no 24º FIG é o projeto Mostra PE (incentivado pelo Governo do Estado, através do Funcultura), que estará presente na Praça da Palavra em três dias. No sábado (19), às 19h, com o Recital Agreste, que terá a participação dos quatro poetas que integram a antologia 4Nós. No domingo (20), no mesmo horário, com o Recital Moxotó, com poetas integrantes da nova cena literária do Moxotó: Felipe Morais, Galdênio Pereira, Yure Mirrail e Júnior Cordel. E na quarta (24), às 16h30, com a Chegança Poética, do grupo Literânima (Garanhuns), que reúne diversos poetas de Garanhuns. ”Estamos fazendo uma parceria com o Mostra PE, que, inicialmente, tem o incentivo do Funcultura para realizar recitais no Recife. Trazendo a Mostra PE para Garanhuns, conseguimos ampliar o alcance do projeto, dando visibilidade a esses autores do interior”, reforça Wellington.
Além dos recitais promovidos pelo Mostra PE, a arte de entoar versos e rimas também estará presente em outros momentos do FIG. No dia 22, às 19h, o recital “Poeta de rima pobre”, com Walbert Guimarães. E no dia 25, às 17h, é a vez da poesia da Mata Norte tomar conta da Praça da Palavra, com o Recita Mata Norte.
Na Praça da Palavra também serão promovidas palestras, com destaque para um dos vencedores do I Prêmio de Literatura, Walther Moreira Santos, com o livro “O metal de que somos feitos”. Ele apresentará a palestra “Desmontando o metal de que somos feitos: o que faz um livro ser premiado?”, onde ele conversará sobre sua obra e dará dicas para autores que desejam inscrever seus livros em concursos literários.
PERFORMANCES
O diálogo entre poesia e outros universos artísticos também é atração na Praça da Palavra. No dia 24, às 19h, o pocket-show “Universons” reúne o grupo Virgulados ao performer Pierre Tenório, atrações do último Festival Internacional de Poesia do Recife (FIP). Já no dia 25, no mesmo horário, acontece “O som da palavra”, performance poético musical, com ritmos afro, seguida de lançamento de livros e zines do coletivo Silêncio Interrompido.

LITERATURA PARA A CRIANÇADA
Outro ponto alto das ações de Literatura no FIG 2014 é a participação das crianças durante os dias de evento. Por isso, uma programação especialmente dedicada a elas é pensada todos os anos. “Nós já temos um público fiel de crianças que vão com seus pais para participar das ações do FIG”, lembra Wellington. De 19 a 22 de julho, durante as manhãs e tardes, atividades de rodas e contação de histórias serão realizadas no espaço, com a participação de diversos autores e grupos. E nos demais dias do FIG, as crianças também poderão participar da Oficina de Livros Artesanais, com Meca Moreno, também nos horários diurnos – manhã e tarde. Encerrando a programação da Praça da Palavra, música e poesia se misturam no grupo Cordelândia, no sábado (26), às 17h30.

PALAVRAS ALÉM DA PRAÇA
Fazer a literatura circular, ir às ruas, ir aonde está o público. A programação de literatura no 24º FIG não acontece apenas na Praça da Palavra. Vários pontos de Garanhuns serão surpreendidos com performances do Bunking Poético, que reunirá jovens artistas destilando poesia a qualquer momento e em qualquer lugar. Outra ação que tomará de assalto garanhuenses e turistas será o Livros Livres: livros podem ser encontrados em diversos locais públicos da cidade, disponíveis para que qualquer pessoa possa pegá-los, contanto que, após a leitura, deixe-o em outro lugar, para que outra(s) pessoa(s) possam achá-lo e usufruir dele. Para quem também quer fazer seu livro circular através desta ação, pode se dirigir à Praça da Palavra, onde irá adquirir etiqueta(s) de livro livre.

Outra ação já consolidada é A Gente da Palavra, que irá percorrer as casas e locais públicos de Garanhuns, com poetas devidamente uniformizados, ofertando poesia a quem se interessar. Este ano, eles chegam a três novos bairros: Cohab I, Cohab II e Maçaranduba. A ação também irá contar com a parceria do BiblioSesc, do Sesc Garanhuns, com um ônibus repleto de livros, que irá conduzir e acompanhar os agentes em todos os locais visitados.
A Literatura também percorre Garanhuns a bordo de duas rodas. André Arribas conduz a livraria itinerante Pé de Letras, circulando por Garanhuns com sua  bicicleta equipada com livros artesanais cartoneros.
Confira AQUI a programação de Literatura no FIG 2014.
Fonte: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/fig2014/palavras-pela-praca-e-por-toda-a-cidade/
Queridos alunos a super novidade é que estará presente em várias praças da cidade,  a Cohab II vai receber, logo quando sair o horários e datas posto pra vocês. Fiquem atentos ao Blog, tudo que acontece no FIG 2014 vocês sabem aqui. Abraços.
Professor Nelson Borges

15 de julho de 2014


Há poucos dias do começo do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, a nossa cidade se prepara para mais uma vez vivenciar dez dias de muita alegria e diversão.

Muitos são os polos artísticos espalhado por nossa cidade. Particularmente gosto dos locais de cultura literária. Assim, trago até vocês a programação completa do teatro para adulto, realizado no Teatro Luiz Souto Dourado. São apresentações nacionais de autores renomados que abrilhantam nosso festival. 

Confira e marque em sua agenda durante o FIG 2014.  

TEATRO ADULTO
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
Horário: 19h

Sábado, 19/07
A Dona da História
Duas Companhias | Recife-PE 

Domingo, 20/07
A Dama da Noite
Cia. de Teatro Popular de Garanhuns | Garanhuns – PE

Segunda-feira, 21/07
Guerra, Formigas e Palhaços
Grupo Estação de Teatro | Natal – RN

Terça-feira, 22/07
O Natal de Harry
Marat Descartes | São Paulo-SP

Quarta-feira, 23/07
O Livro
Eduardo Moscovis| Rio de Janeiro-RJ
*Duas sessões: 17h e 19h

Quinta-feira, 24/07
Lesados
Grupo Bagaceira de Teatro | Fortaleza-CE

Sexta-feira, 25/07
H(eu)stória - O Tempo em Transe
Gota Serena - Recife/PE

Sábado, 26/07
As Três Irmãs

Traço Cia. de Teatro | Florianópolis-SC

Prof. Helder Francisco