30 de maio de 2014


Joana D’Arc nasceu na França, no ano de 1412, no lugarejo de Domrémy. No contexto histórico do século XV, a França se encontrava em meio a uma “turbulência” política, social e econômica. O rei Carlos VI estava doente e, por suas ausências no governo, a rivalidade entre a casa da França e a casa de Borgonha (também na França) acentuou-se.

A França, no século XV, encontrava-se quase que em uma total anarquia e permeada por motins e assassinatos. Assim, os conflitos civis e a desordem social estavam instalados na França. Dentro desse contexto, a Inglaterra, sob o comando do rei Henrique V, viu a oportunidade de tomar o poder na França.

No ano de 1422, no entanto, o rei Carlos VI, da França, e o rei inglês Henrique V, morreram. A irmã de Carlos VI, casada com Henrique V, assumiu a regência do trono francês. Sem nenhum sucessor para o trono francês, os ingleses aproveitaram para uma possível invasão da França. No momento em que a França estava sendo invadida pelos ingleses, surgiu a figura mítica da história francesa: Joana D’Arc, insatisfeita com o governo britânico, assim como os camponeses e populares.

Joana, quando era criança, divertia-se normalmente, brincava, mas tinha responsabilidade sobre outros afazeres: tomava conta do rebanho de carneiros, costurava e cuidava dos serviços domésticos. A religiosidade era outra característica presente na vida de Joana D’Arc, tanto é que, aos 12 anos de idade, conta-se que a menina afirmou ter ouvido vozes vindas do céu que lhe diziam para salvar a França e coroar o rei.

Em certo dia, Joana escreveu ao rei uma carta, pedindo conselhos, e o rei aceitou recebê-la (os motivos da concordância do rei são desconhecidos). Dessa maneira, Joana D’Arc partiu para a corte no dia 13 de fevereiro de 1429 e chegou ao Castelo de Chinon, residência do rei Carlos VII (filho de Carlos VI. É interessante ressaltar que a Inglaterra não reconhecia a legitimidade do governo de Carlos VII), no dia 23 de fevereiro. As primeiras palavras de Joana para o rei foram em relação à visão que havia tido.

Entretanto, o rei somente acreditou em Joana quando ela falou sobre os vários pedidos que ele fizera a Deus, enquanto rezava solitário na Igreja. Após ser testada também por teólogos, Joana D’Arc recebeu do rei uma espada, um estandarte e o comando geral dos exércitos franceses.

Joana queria atacar a região de Orleans sob o comando dos ingleses, por isso enviou um aviso a eles: “A vós, ingleses, que não tendes nenhum direito neste Reino de França, o Rei dos Céus vos ordena, e manda, por mim, Joana, a Donzela, que deixeis vossas fortalezas e retorneis para vosso país, caso contrário farei grande barulho”.

A guerreira e a tropa francesa mobilizada pelo rei Carlos VII conseguiram empreender vitórias em diversas batalhas. Essa disputa ficou conhecida na história como a Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), da qual a França saiu vitoriosa, conseguindo expulsar os ingleses, principalmente do norte da França.      
Após a expulsão dos britânicos, os nobres franceses, representados pelo rei Carlos VII, temerosos de uma forte aliança popular entre Joana D’Arc e a população camponesa, entregaram-na para os ingleses. Joana foi morta, queimada na fogueira, no ano de 1430 sob a acusação de bruxaria. No ano de 1453, a Guerra dos Cem Anos terminou com a assinatura do Tratado de Paz entre França e Inglaterra.
Bento XVI lembrou que Santa Joana D'Arc viveu num período conturbado da história da Igreja e da França: ela nasceu em 1412, quando existia um Papa e dois anti-papa. Junto com este cisma na Igreja, aconteciam contínuas guerras entre as nações cristãs da Europa. A mais dramática delas foi a "Guerra dos Cem Anos", entre França e Inglaterra.
"A compaixão e o empenho da jovem camponesa francesa diante do sofrimento do seu povo tornou mais intenso o seu relacionamento místico com Deus", explicou o Papa.
Por fim, Bento XVI afirma que o luminoso testemunho de Santa Joana D' Arc convida a um alto padrão de vida cristã: "fazer da oração o fio condutor dos nossos dias, tendo plena confiança no cumprimento da vontade de Deus, seja ele qual for; viver a caridade sem favoritismos, sem limites, e atingindo, como ela, no Amor de Jesus, um profundo amor pela Igreja". Santa Joana D'Arc, foi canonizada pelo Papa Bento XV, em 1920.

Assista ao pequeno trailer da vida de Santa Joana D'Arc e sua luta pelo bem da França.


SANTA JOANA D’ ARC, ROGAI POR NÓS!

Prof. Helder Francisco
Fontes:
www.arautos.org
www.brasilescola.com



29 de maio de 2014

      O nosso Colégio encerra a programação de aniversário com uma belíssima missa envolvendo toda a comunidade, alunos, familiares e todos os funcionários do Colégio Santa Joana D´Arc, celebrada pelo pároco Junior.
       O nosso colégio prioriza a formação cristã e desenvolve projetos educacionais formando para Deus e para a vida, prova maior, nossos alunos juntamente com os professores foram responsáveis pela leitura, homenagens especiais, ofertório, coral, juntamente com o pároco da nossa comunidade Padre Junior.
       São 29 anos de muita dedicação, luta, compromisso e crescimento na educação de Garanhuns e região.
       A diretora do colégio professora Maria Almeida agradeceu a toda a comunidade e falou da imensa gratidão que tem por todos.
       Obrigado aos nossos pais de alunos, e toda a comunidade, funcionários, imprensa falada e escrita e as dimensões religiosas pela confiabilidade em nosso trabalho e difundir tão bem a marca educacional que desenvolve o nosso colégio.


Bençãos divinas a todos. 









        Toda família do colégio Santa Joana D´Arc agradece o carinho, respeito e credibilidade de todos durante estes 29 anos do nosso conceituado colégio, trazendo seus filhos para fazer parte da nossa família Joana D´Arc.
    Durante esses 29 anos de muita dedicação, luta e empenho o CSJD sempre buscou oferecer um ensino voltado para Deus e para a Vida, aplicando uma formação diferenciada e atuante em Garanhuns e região.
        Agradecemos a todos, eternos ex-alunos, atuais alunos, professores, familiares e comunidade em geral pela confiança depositada nessa casa de ensino.
        Nosso carinho e gratidão à imprensa falada e escrita de Garanhuns que nos apoia em todos os nossos eventos e difunde a nossa marca educacional.
        Deus abençoe a todos e fiquem certos do nosso compromisso que a cada dia procura oferecer o melhor se fortalecendo com graças de Deus e com a força de todos.












27 de maio de 2014

    Dando continuidade às atividades do projeto Maio Amarelo, nossos alunos do fundamental II recebem palestras de temas fundamentais sobre o trânsito.

     Falta de atenção, falta de proteção, acidentes, congestionamentos, poluição e muito estresse. Estes foram alguns dos muitos problemas que ocorrem no trânsito e foram abordados na palestra proferida por Iram Vilela e Sara Vilela.








Desde os primeiros anos de vida acadêmica nossos alunos são constantemente incentivados ao hábito da leitura, escrita e desenho.
O 6º concurso de Redação, paródia e desenho teve o seu objetivo cumprido e merecidamente os vencedores foram premiados.
Segue abaixo a lista dos vencedores e premiações.

Redação
1º Lugar-Thamires Fernanda
2º Lugar- Gabriela Alves
3º Lugar- Layssa Karoline

Desenho

1º Lugar-Geovanna Almeida
2º Lugar- Alexandre Aquino
3º Lugar- Gilson Gabriel






26 de maio de 2014

      Hoje 26/05 foram as premiações do 2º Concurso de Dança do 
Colégio Santa Joana D´Arc.
      A dança tem uma grande contribuição no desenvolvimento cognitivo do ser humano, trazendo uma carga de sociabilidade e relacionamento enquanto pessoa no meio.
      Seguem os vencedores:







1º Lugar- 8º Ano A


2º Lugar- 8º Ano B


Parabéns pelas belas apresentações!
    Para estimular o prazer pela leitura, escrita e desenho, o Colégio Santa Joana  
D´Arc realizou o 6º Concurso Interno de Redação, Desenho e Paródia.
    Hoje foram entregues aos vencedores do Fundamental II as medalhas e prêmios. Seguem abaixo a lista dos vencedores e modalidades:

Redação
1º Lugar-Maria Karoline
2º Lugar-Hemilly Sara
3º Lugar-Paula Gabrielle

Desenho
1º Lugar- Euller Camilo
2º Lugar-Luan
3º Lugar-Luiz Eduardo

Paródia
1º Lugar- Daniel Ferreira e Paulo Thiago
2º Lugar-Beatriz Pinto e Raiane Lopes
3º Lugar- Lívia Rafaelle e Vitória Souza













Parabéns a todos pelo empenho e determinação!
Hoje 26/05 nossos alunos do Fundamental I dão continuidade as atividades do projeto Maio Amarelo, o qual visa difundir a consciência e responsabilidade que cada um deve ter no trânsito.

Desde as pequenas atitudes provenientes de cada pessoa, a ações do poder público.