16 de julho de 2014

Palavras pela praça e por toda a cidade

Programação de Literatura durante o 24º FIG traz recitais, performances, palestras, oficinas e uma série de atividades que irá tomar conta de Garanhuns, de 19 a 26 de julho


Em meio à diversidade cultural que desponta nos quatro cantos de Garanhuns durante o Festival de Inverno, o mundo das letras tem um cantinho cativo dedicado ao público que aprecia literatura. A tradicional Praça da Palavra marca presença em mais uma edição do FIG, promovendo uma das mais extensas programações do evento – funcionando de 19 a 26 de julho, das 9h às 21h. No espaço, as mais diversas ações, como recitais, cursos, palestras, intervenções poéticas, lançamento de livros, contação de histórias, entre outros. Além disso, a programação de literatura neste 24º FIG também ultrapassa os limites da Praça da Palavra e se espalha por vários pontos da cidade, através do Bunking Poético, do Pé de Letras, e de ações já consolidadas como o Livros Livres, A Gente da Palavra.
Este ano, o grande foco da Praça da Palavra será a produção literária pernambucana. “As pessoas que forem até lá terão um panorama bem bacana do que está sendo produzido em nosso estado, seja com autores já premiados, como jovens autores que estão lançando agora os seus livros. O foco será o que está sendo produzido em Literatura atualmente, em Pernambuco”, afirma o coordenador de Literatura da Secult-PE, Wellington de Melo. O espaço contará com a comercialização de livros, nos stands da Cepe (Companhia Editora de Pernambuco), que trará seu acervo, da Editora Coqueiro (vencedora da Convocatória para ocupação de espaços no FIG 2014), de escritores de Garanhuns, e, para momentos de leitura, descanso, conversas e troca de ideias, a Praça da Palavra contará com o café-lounge, organizado pelo SESC e aberto durante todo o horário de funcionamento do espaço.
Segundo Wellington, um dos grandes objetivos das ações de literatura no FIG é que elas tenham continuidade além dos 10 dias de evento, se consolidando como atividades que fomentam tanto formação de público quanto a produção literária. Um bom exemplo disso é o lançamento da antologia 4Nós, uma parceria entre o coletivo Tear e a Severina Catadora, primeiro selo cartonero de Pernambuco com catadores, gestado em Garanhuns, durante o FIG 2012. O trabalho reúne quatro poetas de Garanhuns (Alexandre Revoredo, Fernanda Limão, Marcos Saraiva e Matheus Rocha) que estão publicando, de forma autônoma, seus trabalhos, unindo o braço criativo do Tear com o braço produtivo do Severina Catadora. O lançamento acontece no dia 19 de julho, às 20h. Outros lançamentos também vão acontecer durante a programação do 24º FIG, a exemplo dos livros “Jacinto Silva – as canções” (21/7, às 19h), “Castainho contando a história” (22/7, às 13h), que contarão com debates com seus realizadores.
Outra importante ação que compõe a grade de Literatura no 24º FIG é o projeto Mostra PE (incentivado pelo Governo do Estado, através do Funcultura), que estará presente na Praça da Palavra em três dias. No sábado (19), às 19h, com o Recital Agreste, que terá a participação dos quatro poetas que integram a antologia 4Nós. No domingo (20), no mesmo horário, com o Recital Moxotó, com poetas integrantes da nova cena literária do Moxotó: Felipe Morais, Galdênio Pereira, Yure Mirrail e Júnior Cordel. E na quarta (24), às 16h30, com a Chegança Poética, do grupo Literânima (Garanhuns), que reúne diversos poetas de Garanhuns. ”Estamos fazendo uma parceria com o Mostra PE, que, inicialmente, tem o incentivo do Funcultura para realizar recitais no Recife. Trazendo a Mostra PE para Garanhuns, conseguimos ampliar o alcance do projeto, dando visibilidade a esses autores do interior”, reforça Wellington.
Além dos recitais promovidos pelo Mostra PE, a arte de entoar versos e rimas também estará presente em outros momentos do FIG. No dia 22, às 19h, o recital “Poeta de rima pobre”, com Walbert Guimarães. E no dia 25, às 17h, é a vez da poesia da Mata Norte tomar conta da Praça da Palavra, com o Recita Mata Norte.
Na Praça da Palavra também serão promovidas palestras, com destaque para um dos vencedores do I Prêmio de Literatura, Walther Moreira Santos, com o livro “O metal de que somos feitos”. Ele apresentará a palestra “Desmontando o metal de que somos feitos: o que faz um livro ser premiado?”, onde ele conversará sobre sua obra e dará dicas para autores que desejam inscrever seus livros em concursos literários.
PERFORMANCES
O diálogo entre poesia e outros universos artísticos também é atração na Praça da Palavra. No dia 24, às 19h, o pocket-show “Universons” reúne o grupo Virgulados ao performer Pierre Tenório, atrações do último Festival Internacional de Poesia do Recife (FIP). Já no dia 25, no mesmo horário, acontece “O som da palavra”, performance poético musical, com ritmos afro, seguida de lançamento de livros e zines do coletivo Silêncio Interrompido.

LITERATURA PARA A CRIANÇADA
Outro ponto alto das ações de Literatura no FIG 2014 é a participação das crianças durante os dias de evento. Por isso, uma programação especialmente dedicada a elas é pensada todos os anos. “Nós já temos um público fiel de crianças que vão com seus pais para participar das ações do FIG”, lembra Wellington. De 19 a 22 de julho, durante as manhãs e tardes, atividades de rodas e contação de histórias serão realizadas no espaço, com a participação de diversos autores e grupos. E nos demais dias do FIG, as crianças também poderão participar da Oficina de Livros Artesanais, com Meca Moreno, também nos horários diurnos – manhã e tarde. Encerrando a programação da Praça da Palavra, música e poesia se misturam no grupo Cordelândia, no sábado (26), às 17h30.

PALAVRAS ALÉM DA PRAÇA
Fazer a literatura circular, ir às ruas, ir aonde está o público. A programação de literatura no 24º FIG não acontece apenas na Praça da Palavra. Vários pontos de Garanhuns serão surpreendidos com performances do Bunking Poético, que reunirá jovens artistas destilando poesia a qualquer momento e em qualquer lugar. Outra ação que tomará de assalto garanhuenses e turistas será o Livros Livres: livros podem ser encontrados em diversos locais públicos da cidade, disponíveis para que qualquer pessoa possa pegá-los, contanto que, após a leitura, deixe-o em outro lugar, para que outra(s) pessoa(s) possam achá-lo e usufruir dele. Para quem também quer fazer seu livro circular através desta ação, pode se dirigir à Praça da Palavra, onde irá adquirir etiqueta(s) de livro livre.

Outra ação já consolidada é A Gente da Palavra, que irá percorrer as casas e locais públicos de Garanhuns, com poetas devidamente uniformizados, ofertando poesia a quem se interessar. Este ano, eles chegam a três novos bairros: Cohab I, Cohab II e Maçaranduba. A ação também irá contar com a parceria do BiblioSesc, do Sesc Garanhuns, com um ônibus repleto de livros, que irá conduzir e acompanhar os agentes em todos os locais visitados.
A Literatura também percorre Garanhuns a bordo de duas rodas. André Arribas conduz a livraria itinerante Pé de Letras, circulando por Garanhuns com sua  bicicleta equipada com livros artesanais cartoneros.
Confira AQUI a programação de Literatura no FIG 2014.
Fonte: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/fig2014/palavras-pela-praca-e-por-toda-a-cidade/
Queridos alunos a super novidade é que estará presente em várias praças da cidade,  a Cohab II vai receber, logo quando sair o horários e datas posto pra vocês. Fiquem atentos ao Blog, tudo que acontece no FIG 2014 vocês sabem aqui. Abraços.
Professor Nelson Borges