19 de julho de 2014

ARIANO SUASSUNA ABRE COM CHAVE DE OURO A PROGRAMAÇÃO TEATRAL DO FIG 2014

Nascido na Paraíba, mas filho paterno de Pernambuco, Ariano Suassuna abriu as atividades teatrais do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, ontem 18/07, com a aula espetáculo “TRIBUTO A CAPIBA” com os artistas que compõem o imaginário “CIRCO DA ONÇA MALHADA”.

Ariano Suassuna é um patrimônio histórico-cultural vivo de nossa cultura popular. Professor, dramaturgo, romancista, poeta brasileiro entre outras, o senhor de muita idade, 87 anos, mas menino de coração, será destaque do FIG 2014.

Com um grande público o Teatro Luiz Souto Dourado teve de Ariano uma aula pautada no humor e na informação do conhecimento. De forma simples capaz de empolgar constantemente a plateia Ariano Suassuna trouxe para Garanhuns um belo espetáculo enraizado nos valores do povo nordestino.

O autor do famoso “Auto da Compadecida” mostra em sua aula as raízes populares por meio da expressão musical. Homenageando o músico e compositor brasileiro Capiba – Lourenço da Fonseca Barbosa 1904 – 1997 – de quem foi amigo, Ariano se diverti ao passo que mostra com humor inteligente diversas reflexões acerca de muitas temáticas passadas e atuais.

O resgate pelas músicas de CAPIBA e o trabalho do imaginário teatral Circo da Onça Malhada mostra o valor histórico da musicalidade pernambucana e exalta o padrão poético de composição, atualmente perdido pelos músicos contemporâneo como crítica Ariano Suassuna.

Por fim, a simplicidade e alegria do paraibano-pernambucano tomou conta de todo público presente deixando a sensação de quero mais. Assim, agradecido pela presença de todos Ariano se despediu deixando um até logo ao presentes, certo de mais uma próxima apresentação.

Confira alguns momentos da aula espetáculo: