30 de setembro de 2013


A LIÇÃO

As sandálias do discípulo ressoavam surdamente nos degraus de pedra que levavam aos porões do velho mosteiro.

Empurrou a pesada porta de madeira que cerrava os aposentos do ancião.

E custou a localizá-lo na densa penumbra, o rosto velado por um capuz, sentado atrás de enorme escrivaninha, onde, apesar do escuro, fazia anotações num grande livro, tão velho quanto ele.

E o discípulo o inquiriu:
- Mestre, qual o sentido da vida?

O idoso monge, permanecendo em silêncio, apenas apontou um pedaço de pano, um trapo grosseiro no chão junto à parede.

Logo após, seu indicador ossudo e encarquilhado mostrou, no alto do aposento, o vidro da janela, opaco sob décadas de poeira e teias de aranha.

O discípulo pegou o pano e subiu em algumas prateleiras de uma pesada estante forrada de livros.
Conseguiu alcançar a vidraça e começou então a esfregá-la com vigor, retirando a sujeira que impedia sua transparência.

O sol inundou o aposento, banhando com sua luz estranhos objetos, instrumentos raros e dezenas de papiros e pergaminhos com misteriosas anotações e signos cabalísticos.

O discípulo, sem caber em si de contentamento, a fisionomia denotando o brilho da satisfação, declarou:
- Entendi, mestre.
- Devemos nos livrar de tudo que ATRAPALHE nosso aprendizado...
Retirar o pó dos preconceitos e as teias das opiniões que impedem O RECEBER da luz do conhecimento e então enxergaremos A VERDADE, com mais nitidez.

O jovem discípulo fez então uma reverência, e deixou o aposento, agora iluminado, a fim de dividir com os outros a lição recém aprendida.

O velho monge, o rosto enrugado ainda encoberto pelo largo capuz, os raios do sol da manhã banhando-o com uma claridade a que se desacostumara, olhou o discípulo se afastando.

Deixou escapar um tênue sorriso e pensou:
- Mais importante do que aquilo que alguém mostra é o que o outro enxerga!
E murmurou baixinho:
- Eu só queria que ele colocasse no lugar de onde caiu.

27 de setembro de 2013

Aprender, a partir da ação, do exemplo, é mais significativo do que  aprender a partir do discurso.
O que é ouvido precisa ser processado , refletido, sintetizado e ganhar sentido no contexto mental de quem ouve.

Nossos alunos encerram o mês de setembro com o fechamento do projeto "Bíblia: o caminho para a vida". Trabalharam durante todo o mês e no encerramento Jovens do EJC fecharam o momento com  mensagens, vídeos, exemplos práticos e cânticos envolvendo todos os nossos jovens .









26 de setembro de 2013



Rompendo paradigmas e trabalhando de forma facilitadora, mediando com segurança e aplicando uma didática inovadora e transformadora a professora Orlana Sofia recebe homenagem especiais em seu aniversário.
Parabéns a educadora que realmente comprova a sua fidelização e profissionalismo com seus alunos.




23 de setembro de 2013



Sobe diversos olhares e concepções o planejamento da Educação infantil bem orientado envolvendo as práticas educacionais está presente durante toda a vida, dinamizando, dando-lhe significado e estendo-se, assim, para as relações humanas.
Toda a equipe da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, realiza desfile para comemorar a chegada da primavera. 




19 de setembro de 2013

    Nossos alunos desvendam um lugar deslumbrante. Cortado por dezenas de trilhas diferentes, onde cada uma reserva  surpresas maravilhosas e elementos naturais dos mais exóticos. 
   O Vale do Catimbau é um misto de sítio arqueológico e parque de ecoturismo com muitos quilômetros quadrados de chapadões, vales, encostas, caatinga e matas.
    Lá todos puderam observar os diferentes tipos de vegetação, as fascinantes formações rochosas em formas de animais, pinturas rupestres que datam de mais de 6.000 anos e cavernas onde viviam os nossos ancestrais nômades.

    As excursões são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Aqui no CSJD ensinamos as disciplinas básicas e vamos além oferecem atividades complementares que ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos dos nossos alunos.












18 de setembro de 2013


      O  Festival de Literatura de Garanhuns (FLIG) acontecerá na nossa cidade no período de 19 à 22 de setembro de 2013. É um Evento de enorme importância na literatura de Garanhuns e região, bem como solidifica todo enredo que une as artes e culturas presente de um modo grandioso. 
    Queridos alunos participemos como agentes de intervenção e de contribuição como um todo.
Mais informações:

Espero que gostem e prestigiem este evento cultural em nossa cidade, nos veremos por lá!!


Beijos!!!
Professora: Sofia Alves  

16 de setembro de 2013



O colégio Santa Joana D´Arc convida  todos os alunos desde a Ed. Infantil até o Ensino Fundamental II a fazer a diferença inovando e construindo uma educação de qualidade valorizando os princípios éticos filosóficos e religiosos.
Nossos alunos trabalhando durante o mês de setembro o valor da Bíblia sagrada.





13 de setembro de 2013

Neste mês de setembro comemora-se o mês da Bíblia.

Precisamos entender que a Bíblia é a mensagem de Deus para o homem, através do qual Deus se revela ao homem, revela a sua vontade para ele, e da resposta a todas as dúvidas existenciais para o homem.

Vamos conhecer melhor a Bíblia, acessando abaixo um link e interagindo com diversos e divertidos jogos bíblicos. Bjsss Tia Júlia. *.*

www.jogosbiblicos.com.br