28 de abril de 2013

Nossos alunos dos 6º anos Fundamenta II ficaram perplexos com a beleza instrumental do local e a história retratada de diversas formas ali presente, que retrata fazes desde a época do século XV. A turma ficou encantada ao conhecer pessoalmente o criador do castelo o Sr. Ricardo Brennand , que ainda conversou com os mesmos. Vislumbrados com a história ali presente, percorreram todo o castelo observando a galeria de arte com mostras nacionais e internacionais, apreciaram a pinacoteca com amostras de diversas paisagens brasileiras do século XIX e para fechar com chave de ouro conheceram o museu de armas com mais de 3 mil peças, dentre elas armaduras, esculturas, espadas e outras. Ser aluno do Joana D`Arc é está em constante transformação envolvidos no conhecimento da teoria conduzidos para a prática, processando assim um ensino com significância para toda uma vida. 









Nosso alunos dos 6º Anos Ensino Fundamental II participaram de uma excursão envolvendo conhecimentos científicos, pesquisas e lazer, no dia 26/04 onde visitaram o refúgio Charles Darwin, uma instituição composta por uma grande área de Mata Atlântica em Igarassu no litoral norte de Pernambuco . Lá os alunos foram recebidos pelo biólogo local o Sr. Roberto que mostrou a importância das características principais da diferentes espécies presentes no local , enfatizou a relação ecológica do animais em relação ao nosso meio ambiente e a necessidade da preservação do meio ambiente, mostrou as várias transformações morfológicas das plantas, tipos de rios e afluentes, a importância da água e seus estados físicos de forma prática, ressaltando o respeito que se deve ter para uma melhor preservação. Nossos alunos aproximaram-se da realidade de forma prática e ao vivo a qual é estudada em sala de aula nos livros, dessa vez perceberam a sensação de ver, observar e ter contato com diversas espécies, a curiosidade doa alunos encantou a professores e até mesmo o biólogo responsável pelo passeio, e saíram com uma lição nós seres humanos dependemos de todo o ecossistema para sobreviver , então a biologia é estudar a própria vida, respeitando os espaços físicos da natureza e preservando. 







Em um mundo globalizado onde competimos com máquinas e avanços tecnológicos, percebemos a importância de cultivar e avançar uma educação de qualidade. Precisamos desenvolver habilidades que rompem barreiras em prol de construir uma sociedade plena de valores e principalmente, de educação. Visando conquistar este objetivo nossos professores desde a Educação Infantil até o Fundamental I desenvolvem durante toda esta manhã atividades voltadas para o Dia da Educação, buscando proporcionar aos nossos educandos uma educação de qualidade. 






25 de abril de 2013


Foi com muito carinho e dedicação que iniciamos nessa semana a apresentação do projeto de leitura: Clássicos da Literatura. Esse projeto foi apresentado aos alunos com o seguinte questionamento: Leitura, qual é a sua importância? A princípio quisemos indagar os nossos alunos com essa pergunta, quisemos ter as mais diversas respostas sobre a pergunta. Em seguida explicamos aos alunos a importância que a leitura tem, como ela age na vida das pessoas e onde podemos chegar com a leitura.
Esse projeto foi criado a partir da necessidade de fazer com que nossos alunos tenham apreço pela leitura, pois detectamos o quanto um trabalho feito esse estava faltando na vida dos nossos alunos. Além disso, visamos o quanto é importante inserir nossos alunos na leitura dos clássicos literários, pois de certa forma já estamos preparando eles para trabalhos que serão exigidos no Ensino Médio e consequentemente nos Vestibulares e ENEM.
Ao decorrer da apresentação, demos algumas sugestões de sites interessantes que os alunos podem acessar e começarem a fazer leituras diárias. No final das apresentações, foi mostrado a cada série quais serão as obras que cada uma irá trabalhar.
Logo abaixo temos a sinopse de cada obra e seus respectivos vídeos.

Atenciosamente,

Professores: Emanoela Andrade, Orlana Sofia e Andre Cordeiro.




Obras que serão trabalhadas:

6º ANO –  “AS MIL E UMA NOITES” ( Tradutor: Ferreira Gullar)
Sinopse: As mil e uma noites é uma coletânea de fascinantes histórias inventadas e preservadas na tradição oral pelos povos da Pérsia e da Índia. As narrativas, entre as quais estão às famosas viagens de Simbad, o marujo, as aventuras de Aladim e a lâmpada maravilhosa e a mirabolante história de Ali Babá e os quarenta ladrões, são contadas por Sherazade, uma jovem corajosa que se sacrifica pelo seu povo para salvá-lo da ira do sultão Shariar.


7º ANO - “A TERRA DOS MENINOS PELADOS” (Graciliano Ramos)
Sinopse: Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Não tendo com quem entender-se, Raimundo Pelado falava só, e os outros pensavam que ele estava malucando. Estava nada! Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul




8º ANO“DOM CASMURRO” (Machado de Assis)
Sinopse:  É o romance mais estudado, comentado e discutido de Machado de Assis – o que significa dizer um dos mais estudados da nossa literatura. Publicado originalmente em 1899, o livro conta a história de Bentinho e Capitu, desde o namoro infantil até o casamento atormentado pelo ciúme e pela dúvida que virou polêmica literária: Capitu traiu o marido com o melhor amigo dele, Escobar? Os fatos são narrados por Bentinho, que relembra, já; velho, episódios de sua vida.







9º ANO“ O MULATO” (Aluísio de Azevedo)
Sinopse: Na conservadora São Luís, de fins do século XIX, o amor proibido entre Ana Rosa, uma  jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato. Mas pesa sobre eles o preconceito de uma sociedade hipócrita, que não conhece limites para proteger a situação estabelecida.

















“Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.”  (Charles W. Elliot)

23 de abril de 2013

Projeto idealizado pela professora Orlana Sofia, sobre meio ambiente encerra trazendo para os nossos alunos o projeto SESC nas escolas com a belíssima peça “Tudo vira tudo” encenada pelo espetáculo de contação de história da companhia Faz de Conta, tendo como contadora de história Yalle Feitoza, membro da rede internacional de contadores de histórias. Na ocasião os nossos alunos ficaram encantados com o texto, a beleza, a forma lúdica da apresentação e a lição que tiraram sobre reciclagem. Cada dia é um novo jeito de educar e aprender, e nós que fazemos a educação precisamos esta aptos a transformações, para aplicar uma educação de qualidade e valores, que sejam enraizados para o um melhor futuro da cada um. 






Pesquisas mostram que nada é tão decisivo para um bom desempenho escolar quanto o incentivo dos pais para os estudos.

Como ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-Ias cultivar o apreço pelo estudo? Para tarefa tão complexa, não existe uma fórmula mágica que, aplicada à risca pela família, resultará num aluno exemplar. A excelência, afinal, é produto de muitas variáveis, tais como o talento individual e os estímulos providos pela própria escola  e não apenas de um ambiente favorável ao aprendizado em casa. O que já se sabe, no entanto, é que a participação dos pais é fundamental, se não decisiva, para um bom rendimento escolar. Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência adequada da família. E isso se faz sentir, positivamente, por toda a vida.

Os pais devem incentivar o filho a fazer a lição de casa e ir à escola todos os dias, providenciar um lugar tranquilo onde ele possa estudar para resolver as tarefas que leva da escola, não faltar aos plantões pedagógicos, observar atentamente a agenda escolar do filho e as avaliações recebidas a cada bimestre.

Os pais brasileiros precisam serem mais participativos na rotina escolar de seus filhos, a escola não pode andar sozinha no processo educativo, nem deixar os estudante por conta da permissividade tecnológica.

As pesquisas a nível nacional e internacional nos mostram com clareza à eficácia e desenvolvimento  dos estudantes quando bem acompanhados. Quanto mais educação, maior será o retorno, para a família, a sociedade e próprio aluno .

E você pai...?
Como está acompanhando a vida escolar de seus filhos (as)? 


Setor pedagógico.

22 de abril de 2013

No último sábado 19/04, nossos alunos da categoria SUB-11 venceram o X Circuito Futsal de Garanhuns para o Náutico de Recife-PE, sendo campeões, receberam também troféus de melhor artilheiro, atleta de destaque e fair-play (melhor time disciplinado). Parabenizamos a nossa equipe de esporte que se empenha juntamente com os pais e alunos. 








18 de abril de 2013

Alunos do colégio Santa Joana D´Arc realizam momento especial no dia Nacional do livro Infantil. Competência é um termo amplamente utilizado em diversos contextos, sendo assim a leitura está intrínseca para o desenvolvimento de todo ser humano, e a escola uma instituição com a missão de oferecer aos alunos saberes socialmente construídos, visando a inserção dos mesmo na cultura e no preparo para a vida em contexto social, os nossos alunos desde Joaninha baby até o Ensino Fundamental fizeram a culminância do projeto de leitura que foi desenvolvido ao longo do bimestre, onde foi percebido por eles o encanto da leitura, a mágica dos contos infantis e a apreciação de vários gêneros textuais. Hoje dia 18 de abril, os familiares participaram desse fantástico momento observando os trabalhos desenvolvidos pelos seus filhos, entendendo que nesse mundo constante de revoluções científicas e tecnológicas é preciso construir também a sua própria história, aqui no CSJD nossas crianças e jovens aprendem a conhecer a cada dia novos contextos, desenvolvendo a criticidade, criatividade e compreensão do mundo.