26 de março de 2013

Informamos que só haverá aula na próxima segunda feira 01/04/2013 devido ao feriado de páscoa, desde já desejamos uma boa páscoa, e um recomeço de vida assegurado da fé cristã e o compromisso com o verdadeiro Deus.

Atenciosamente
A direção.

Nossos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II participaram através de momentos de oração, com os Padres Emerson e Adriano, apresentações teatrais sobre o verdadeiro sentido da páscoa, coral com músicas pascais apresentados pelo coral do Colégio, participação de todas as turmas com apresentações ao vivo dentro do projeto da páscoa no intuito de resgatar o amor, o perdão e a fé, sabendo que a ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central mais importante da fé cristã. Fazer parte da família Joana D´Arc, estar além do conhecimento científico, pois nossa proposta educacional visa o crescimento moral e intelectual do ser humano, integrado nas mudanças de comportamentos, valores adquiridos com a formação cristã. “Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.” Uma abençoada páscoa para todas as famílias, do Colégio Santa Joana D´Arc. 










25 de março de 2013


Se os teus projetos forem para um ano, semeia um grão. Se forem para dez anos, plante uma árvore. Se forem para cem anos, educa um homem.”
Quais são os seus projetos? Reflita com o vídeo abaixo:
Coordenadora pedagógica: Maria Julia



Nossos alunos do Fundamental I vivem momento de páscoa e fazem apresentações no intuito de resgatar o sentido deste tempo santo na vida de cada um, em momento tão especial na vida dos cristãos que é a páscoa. Sabendo que a ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central mais importante da fé cristã, o Padre Emerson esteve conosco para tratar desse tema, anunciando a mensagem do senhor. Os demais alunos apresentaram-se para todos os colegas, professores e convidados presentes. Tivemos durante todo o momento o coral de alunos com músicas religiosas apresentado pelo grupo do Fundamental II juntamente com o Professor Helder. 








Nossa aluna Rosem Mayara esta parabenizada a qual representou o nosso Colégio no circuito de corrida do Sesc a qual ficou em primeiro lugar. Parabéns minha querida. 


Neste sábado 23/03, novamente o grupo docente, juntamente com direção e coordenação, reuniram-se para rever os dois primeiro meses de aula, proposta pedagógica e apresentação do novo projeto “Joana D`Arc com Cristo”, que será desenvolvido com os nossos adolescentes logo mais em maio. 



24 de março de 2013


Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global de água não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado.

Você acorda de manhã, acende a luz, toma um banho quente e prepara o café. Após se alimentar, limpa a boca com um guardanapo e lava a louça. Vai ao banheiro, escova os dentes e está pronto para dirigir até a escola para mais um dia de trabalho. Se parar para pensar, vai ver que, para realizar todas essas atividades, foi preciso usar água. A energia vinda das quedas d’água (via hidrelétricas) é que faz lâmpadas acenderem, chuveiros aquecerem e geladeiras refrigerarem. E para produzir o guardanapo que você passou pela boca é necessária muita água. Sem esquecer que o combustível de seu carro também contém
a substância. 

Usando uma expressão que tem a ver com o tema, seria "chover no molhado" dizer que a água é essencial para a nossa vida. Sem ela em quantidade e qualidade adequadas, não é apenas o desenvolvimento econômico-social e a nossa rotina que ficam comprometidos, mas também a nossa própria sobrevivência. Só existimos porque há água na Terra. Por isso, a disponibilidade desse recurso é uma das principais questões socioambientais do mundo atual. De acordo com o relatório trienal divulgado em 2009 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas - mais da metade da população mundial - sofrerão com a escassez de água. "Se a média de consumo global não diminuir, o cotidiano da população pode ser afetado drasticamente, inclusive no Brasil", diz José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos e autor de livros sobre o tema (leia o artigo na última página)

Para ficar por dentro do assunto, o primeiro passo é compreender que, diferentemente do que ocorre com as florestas, a água é um recurso que tem quantidade fixa. Em teoria, dá para reflorestar toda a área desmatada da Amazônia, pois as árvores se reproduzem. Mas não é possível "fabricar" mais água. Segundo O Atlas da Água, dos especialistas norte-americanos Robin Clarke e Jannet King, a Terra dispõe de aproximadamente 1,39 bilhão de quilômetros cúbicos de água, e essa quantidade não vai mudar. Desse total, 97,2% dela está nos mares, é salgada e não pode ser aproveitada para consumo humano. Restam 2,8% de água doce, dos quais mais de dois terços ficam em geleiras, o que inviabiliza seu uso. No fim das contas, menos de 0,4% da água existente na Terra está disponível para atender às nossas necessidades. E a demanda não para de crescer.

FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/

18 de março de 2013

No último dia 14 de março, comemoramos o Dia Nacional de Poesia. Montamos um painel, onde nele foram divulgadas as melhores poesias feitas pelos nossos alunos. Entre essas poesias, escolhemos uma para postar no blog.


Amizades

Amizades são flores
Que devemos cultivar
Pois ninguém sabe se um dia
Delas vamos precisar

Amigos são anjos
Que Deus nos enviou
Sempre trazendo alegria
Paz e muito amor

Amizades verdadeiras
São joias raras
Preciosas e valiosas
Que devem ser bem cuidadas.

(Hemilly Sara – 8º ano B)

A linguagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais. Quanto mais atividades objetivando a organização de pensamento, a diversidade da linguagem e as situações diferencias articuladas no desenvolvimento do projeto educacional, desenvolverá cada vez mais a criança em um ser social, cultural, e criativo. Para isso precisa o envolvimento de toda uma equipe com um objetivo em comum , a eficiência e preparo a cada dia.




14 de março de 2013


No dia 14 de março é comemorado o “Dia Nacional da Poesia”. Essa data não foi escolhida por acaso, pois, foi justamente nesse dia que nasceu um dos grandes autores da nossa Literatura Brasileira, Antônio Frederico de Castro Alves, ou mais conhecido como Castro Alves. Castro Alves ficou conhecido pelo título de “poeta dos escravos”, pois, suas poesias foram dedicadas aos negros que foram totalmente submetidos à escravatura, a todo tipo de trabalho e tortura no tempo em que o Brasil era colônia de Portugal. O seu poema mais famoso é “O navio negreiro”, que relata o sofrimento que os negros passaram. 

Emanoela Andrade
Professora de Língua Portuguesa 

13 de março de 2013



O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, Francisco I, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
Em sua primeira bênção, para uma Praça de São Pedro lotada apesar da chuva, o argentino, afirmou que "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo", em uma referência à sua Argentina natal.
Ele também agradeceu ao seu predecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, e pediu que os fiéis orassem pelo seu pontificado que se inicia.
Francisco I também apelou pela "fraternidade" na Igreja, em sua breve aparição na varanda central da Basílica de São Pedro.
"Rezem por mim, e nos veremos em breve", disse, acrescentando que, nesta quinta, pretende rezar para Nossa Senhora.
"Boa noite a todos e bom descanso", finalizou, sob aplausos da multidão.

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O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.
A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.
O novo Papa, um jesuíta de 75 anos, assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.
A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.
Perfil
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.
Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.
Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote.
FONTE: www.globo.com.br

12 de março de 2013


Os chineses colocam foco no crescimento com a preservação do ambiente, e querem ser seguidos.


O texto abaixo é de Jia Weilier, diretor-adjunto da Academia de Ecocivilização de Pequim. Ele foi publicado originalmente no jornal chinês Global Times, e é reproduzido no Diário do Centro do Mundo com autorização.

De acordo com o governo chinês, a China agora “deve dar alta prioridade para o avanço ecológico e incorporá-lo em todos os aspectos da sociedade, seja na economia, seja na política, seja na cultura, de forma que se construa um país bonito, fundamentado no desenvolvimento sustentável”.
Martin Jacques, autor de Quando a China Dominar o Mundo, certa vez afirmou que os britânicos ensinaram a humanidade  a produzir no século XIX. Os americanos, ainda segundo Jacques, mostraram ao mundo como consumir no século XX. E agora, no século XXI, cabe à China dar luzes sobre como é possível alcançar o  desenvolvimento sustentável.
Em outras palavras, os britânicos introduziram a civilização industrial e os americanos, a era da informação. Os chineses têm a oportunidade de conduzir o mundo ao estágio da ecocivilização. Desde o século XX, o consumo de recursos e de energia tem crescido explosivamente. Se esse quadro perdurar, as bases da civilização industrial serão destruídas. A poluição e os problemas ecológicos afetarão profundamente o futuro das próximas gerações.
Desde a conferência ambiental da ONU realizada em Estocolmo em 1972, a comunidade internacional adotou uma série de medidas para proteger o meio ambiente. Em 2007, um relatório do governo chinês propôs pela primeira vez a construção de uma ecocivilização.
A ecocivilização conduzirá a humanidade a uma estágio realmente civilizado, no qual um sistema social com uma ordem complexa mas refinada será estabelecido  mundialmente.  Meios de produção que representem harmonia entre o homem e a natureza dominarão todas as esferas da vida social. As pessoas desfrutarão dos confortos proporcionados por uma economia moderna, por um lado, mas estarão cercadas de paisagens naturais e de ar puro, por outro. Erguer uma ecocivilização é algo que deve permear as agendas dos governos nas mais diversas áreas – na economia, na política, na cultura.
O desenvolvimento de indústrias verdes deve ser acelerado. Temos  também tirar proveito de nossas experiências passadas, que ajudam a definir a estratégia correta para termos uma ecocivilização. A humanidade deve estabelecer valores e éticas favoráveis ao meio ambiente, e ao mesmo tempo reformar o estilo de vida  predominante, prejudicial para a ecologia. As pessoas devem conscientemente proteger os recursos naturais e usá-los com moderação.
Na comunidade internacional, uma nova forma de cooperação deve ser estabelecida,  em que sejam estimuladas  parcerias globais em favor do meio ambiente. Governos ao redor do mundo devem também regulamentar as questões ecológicas regionais.
Os empreendimentos devem ter um forte senso de responsabilidade diante  das regulamentações ambientais. Finalmente, pessoas comuns podem também participar ativamente da proteção ambiental adotando um estilo de vida de baixo consumo de gás carbônico.
Fonte: http://diariodocentrodomundo.com.br/

7 de março de 2013

Nesta época de Quaresma possamos todos agradecer a Deus também pelas coisas ruins que acontecem nas nossas vidas, pois sofrimento maior do que o que nosso Pai do Céu sentiu nesta época para nossa salvação não existe. Que esta mensagem possa abrir o coração de todos vocês num sentido de renovação acreditando que todo sofrimento que acontece é para nos deixarmos cada vez mais fortes.
Professora Sofia Alves.



O Papa Bento XVI disse nesta quarta-feira (27) que tem "grande confiança" no futuro da Igreja Católica e afirmou que seu papado teve "águas agitadas", ao falar publicamente pela última vez como pontífice, um dia antes de sua renúncia.

Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à última audiência pública do pontificado de Bento XVI. Falando à multidão, Bento XVI afirmou que seu papado, iniciado em abril de 2005, teve alegrias, mas também muitas dificuldades. O pontífice disse que enfrentou "águas agitadas e vento contrário". "O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir", disse. Mas ele afirmou ter fé em que Deus não vai deixar a Igreja "afundar". Assista ao lado ao resumo em português da fala de Bento XVI "Estou realmente emocionado e vejo uma Igreja viva", disse o Papa, sempre bastante aplaudido pela multidão.

Ele voltou a afirmar que sua renúncia, anunciada de maneira surpreendente em 11 de fevereiro, foi decidida "não para seu bem, mas para o bem da Igreja", e reiterou que sabe "da gravidade e da novidade" da decisão que tomou. "Amar a Igreja significa também ter a valentia de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja, e não o de si próprio", disse.

O Pontífice, de 85 anos, afirmou que "não vai abandonar a Cruz" e que, pela oração, vai continuar a serviço da Igreja. "Minha decisão de renunciar ao ministério petrino não revoga a decisão que tomei em 19 de abril de 2006 (ao ser eleito Papa)", disse. "Não abandono a cruz, sigo de uma nova maneira com o Senhor Crucificado, sigo a seu serviço no recinto de São Pedro", completou.

Bento XVI também pediu que os fiéis orem pelos cardeais que, após a renúncia, terão de eleger seu sucessor, em uma tarefa que ele considera difícil. "Orem pelo meu sucessor! Que Deus os acompanha", disse o Papa. O Vaticano distribuiu 50 mil entradas para a audiência, mas havia pelo menos 100 mil pessoas na praça para acompanhar a última aparição pública do Papa, um dia antes de sua renúncia.

Vários grupos de pessoas, entre religiosos, seminaristas e estudantes, com bandeiras amarelas (cor do Vaticano) e de países, estavam na Praça. Cerca de 70 cardeais também participaram.

FONTE: g1.globo.com

6 de março de 2013

4 de março de 2013


Para preparar um bom trabalho escolar, é preciso cumprir bem algumas etapas, como a pesquisa, a preparação, a redação e a apresentação. A seguir, mostramos um passo a passo para organizar cada uma das etapas.
  • Primeiro passo: A pesquisa
O texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet. É melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na biblioteca da escola ou da cidade.

a) Seleção de informações
Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema.

b) Fonte confiável
A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte. É possível verificar, por exemplo, se um mesmo fato foi tratado do mesmo jeito por dois jornais diferentes.

c) Livros, jornais e revistas
Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas são boas fontes de consulta para assuntos que exijam atualidade de informação. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.

d) Internet
É um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à Internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da sua escola ou da lan house de sua cidade. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.

  • Segundo passo: A redação
Feita a pesquisa de informações, o próximo passo é escrever o trabalho escolar e organizar sua forma de apresentação. De acordo com o trabalho, pode-se incluir imagens (fotos, desenhos, gráficos) para ilustrar determinados tópicos.

Dicas para escrever
Cada um tem um estilo próprio de escrever. Mas existem algumas recomendações úteis:

a) Quanto ao conteúdo:
√ Elabore um roteiro do que será escrito, procurando imaginar tópicos ou capítulos.
√ Organize o material pesquisado, distribuindo as informações entre as divisões estabelecidas.
√ Procure escrever frases, orações e períodos curtos para facilitar a leitura.
√ Evite a repetição de informações ao longo do trabalho.

b) Quanto à forma:
√ Deixe margens ou espaços em branco nas bordas do papel. Dessa forma, o trabalho fica “mais arejado” e a leitura mais fácil.
√ Faça um trabalho limpo e ordenado. Se for manuscrito, evite o uso de corretores e mantenha um padrão para a letra.
√ Utilize parágrafos dentro de cada tópico ou capítulo.
√ Sublinhe ou destaque em um quadro os assuntos mais importantes, como definições ou conceitos.
√ Faça a paginação das folhas.
√ Se utilizar imagens, encaixe-as próximas ao texto correspondente.
√ Evite usar cores ou outros recursos gráficos que não acrescentem informação ou dificultem a leitura.

Elementos pré-textuais
São informações que antecedem o texto e auxiliam na justificação e uso do trabalho. Abaixo, a lista dos elementos pré-textuais considerados obrigatórios:

a) Capa
O revestimento externo do trabalho, no qual devem constar as informações indispensáveis à sua identificação. Deve conter:

√ Nome da Escola.
√ Nome completo do(s) autor(es) do trabalho.
√ Título.
√ Subtítulo, se houver.
√ Nome da disciplina e do professor.
√ Local (cidade da Escola em que o trabalho foi apresentado).
√ Ano da entrega.

                      Colégio Santa Joana D’Arc
                  Há 28 Anos Educando para Deus e para a Vida

Aluno(a) :___________________
Série/ ano ___________________
Disciplina ___________________
Nome da professora ____________




Título do trabalho
Subtítulo

                   
                                           
                                                     Garanhuns – PE
                                                              data

Elementos textuais

a) Introdução
É a parte inicial do trabalho, nesse espaço, o autor expõe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcançado.
Os requisitos para uma boa introdução são:    
√ Definição do assunto.
√ A indicação do caminho a seguir.
Importante: somente a partir da introdução numeram-se as páginas do trabalho. Utilizam-se algarismos arábicos, sendo que a contagem das páginas inicia no sumário.

b) Desenvolvimento
É o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o conteúdo do seu estudo. É a parte mais extensa do texto, podendo ter várias seções e subseções, que variam conforme a abordagem do tema e do método.

c) Conclusão
Onde se expõe o fechamento das idéias do estudo e onde são apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da análise destes resultados, tiram-se as conclusões e, se for necessário, as sugestões relativas ao estudo.

Elementos pós-textuais

a) Referências Bibliográficas
Consiste em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confecção do trabalho. A referência permite a correta indicação de um documento, no todo ou em parte, não importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc.).
√ Todos os materiais que foram mencionados no texto do trabalho devem, obrigatoriamente, ser incluídos na lista de referências.
√ Após consulta de qualquer tipo de documento, anotar os dados para não ter trabalho em coletá-los posteriormente na compilação das referências.
√ Quando consultar periódicos, não se esquecer de anotar o local de publicação, volume ou ano e número do fascículo.
√ Na consulta de documentos na Internet, não esquecer de anotar o endereço eletrônico (URL), data de acesso (dia, mês e ano).
√ Para documentos impressos, retirar as informações, preferencialmente, da folha de rosto dos documentos.
√ Ordenar as referências em ordem alfabética.

Indicação: Prof. Bárbara
Fonte: Não conhecida.