27 de fevereiro de 2013


O primeiro ano do Ensino Fundamental 2 é repleto de novidades. Veja como ajudar seu filho a se adaptar a elas
Muitas mudanças ocorrem na passagem do quinto para o sexto ano, porém o acompanhamento dos pais deve continuar presente.

Mais professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos eaprofundados e, para alguns, uma nova escola. Tudo isso somado à entrada naadolescência. A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental 2 é marcada por uma série de mudanças que irão representar um saudável desafio para o aluno. E os pais precisam assumir o papel de coadjuvantes importantes, que sugerem, dão exemplos e apóiam em um caminho de conquista de autonomia. 

"Estas novidades não devem ser entendidas como um problema", alerta Marisa Faermann Eizirik, psicóloga, Doutora em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). "Ao contrário, este é um período em que a criança desenvolverá habilidades importantes para vida adulta, como lidar com as diferenças, organizar prioridades, fazer escolhas e muitas outras. Os pais devem saborear estas conquistas". 

O ponto principal é encontrar equilíbrio entre dar autonomia e, ao mesmo tempo, estar por perto e acompanhar a vida escolar. Professores comentam que até mães bastante atuantes no Ensino Fundamental 1 costumam "sumir" com a passagem para o 6º ano, o que é um erro. Os pais devem participar das reuniões, conhecer os professores e perguntar para a criança, com real interesse e disposição para ouvir, como foi a aula, o que foi ensinado e o que ela achou de mais interessante em seu dia. 

Para estar pronto para ajudar, veja quais são os principais ritos de passagem pelos quais o aluno do 6º ano passa e como os pais podem cooperar para que a transição seja a melhor possível:

1.            Perder a professora única
Algumas crianças podem sentir certa confusão e até mesmo desamparo com a perda da figura maternal (ou paternal) representada pela professora principal que o acompanhava diariamente e, com isso, trazia um conhecimento mútuo mais aprofundado. "Os pais devem passar confiança para a criança e reforçar que isso mostra que ela evoluiu em sua carreira escolar, que está mais madura e que, com tranquilidade, verá que consegue superar esta questão", afirma Marisa Faermann Eizirik, psicóloga, Doutora em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

2.            Lidar com o horário de disciplinas e professores diferentes
Se antes a criança não tinha de forma clara como era a sequencia de disciplinas, agora ela terá de lidar com um horário escolar bem definido, organizando-se para isso. Isso significa que ela terá de aprender a: - trazer o material previsto para cada aula;
- organizar a realização das lições de casa e trabalhos para entregá-los no prazo pedido 
- entender a continuidade dos assuntos, mesmo após alguns dias sem contato com o professor e a matéria 
- se adaptar ao jeito de ensinar de cada professor 
Por tudo isso, especialmente no começo, os pais precisam ajudar na organização do tempo, perguntando para quando são as tarefas e mostrando que apesar do aparente longo prazo para realizá-las, é preciso cuidado para não deixar que elas acumulem. Vale também conferir se a mochila está com os materiais previstos, até que ele se acostume. E é fundamental mostrar que é possível lidar com os diferentes perfis dos professores, da mesma forma como ele faz com os diferentes amigos que tem.


3.            Ter contatos com conteúdos mais aprofundados
No sexto ano são introduzidas novas matérias, com assuntos que ainda não foram vivenciados pelo aluno, o que pode gerar ansiedade. A regra principal é não ampliar o medo da criança com comentários sobre as dificuldades que os próprios pais passaram. Ao contrário, o ideal é mostrar o lado interessante que os novos temas trazem e dar segurança de que ela tem total condição de acompanhar e entender e que deve recorrer sempre ao professor em caso de dúvidas. Outro aspecto é que os conteúdos vistos anteriormente servirão de base para novos aprendizados. Por isso, se o aluno já apresentava dificuldade em alguma matéria do ano anterior, os pais devem conversar com o professor da disciplina sobre como superar isto, como por exemplo, com exercícios de reforço.

4.            Vivenciar a entrada na adolescência
A entrada no sexto ano coincide com a entrada na adolescência. "É o momento em que a criança abre os olhos para outras dimensões do mundo. E a escola deixa de ser o único centro de referência da sua vida, com o surgimento de outros interesses junto aos colegas: baladas, futebol etc.", comenta Silvia Gasparian Colello, Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo). "Esta mudança pode levar à dispersão, pela pluralidade de interesses que se descortinam em múltiplos aspectos da vida, como a sexualidade, a vida social, enfim, instâncias particulares de interesses para além da escola". E isso pode refletir no desempenho escolar. 
Nesta fase são bastante comuns alterações bruscas no humor, comportamento e até estilo. Segundo os especialistas, é essencial criar um ambiente de respeito mútuo e espaço para o diálogo.


Fonte: Educar para Crescer
http://educarparacrescer.abril.com.br
Adaptação Prof. Helder Francisco
O pensamento, a criatividade e o aprendizado constrói-se a partir de experiências vividas na vida, a prática é a chave para a porta do progresso. Habilidades e competências são primordiais para o desenvolvimento social, intelectual e cultural de cada individuo, preocupação constante do educador Augusto Mirchale professor de Educação Física. 


23 de fevereiro de 2013

Diletos alunos, desejo a todos vocês um final de semana de muita paz, descanso e felicidade.
Não esqueçam de nossas atividades. 
Eu acredito no potencial de cada um de vocês!
Grande abraço!
Prof. Helder Francisco.


A Diocese de Garanhuns promoverá, no mês de março, curso para formação de lideranças jovens. As aulas aconteceram no Seminário São José sempre às terças e quartas feiras, das 19:30 às 21:30hs. A inscrição custa trinta reais e pode ser feita diretamente na Paróquia de São Sebastião ou pelo email: 
setorjuventudegus@hotmail.com. Mais infirmações pelo telefone 3762-6050.


Darwin disse: “ não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” Hoje 23 de fevereiro tivemos o quarto encontro da formação continuada com toda a nossa equipe docente já para sentir como foi o primeiro mês de aula,entendendo, porém, que a primeira tarefa da educação é aprender a enxergar com visão holística nos fazendo refletir sobre a existência do ser humano no mundo ingressado pela educação. O verdadeiro educador é aquele que consegue desfazer as resistências ao prazer do conhecimento, daí vem as conquistas através do encontro com as mudanças constantes da vida, nossa equipe de professores fazem parte do melhor sistema educacional do país, uma gestão com visão empreendedora, que nos leva a pesquisar, qualificar, e aprofundar a cada dia o valor real da verdadeira educação. 





21 de fevereiro de 2013

Nossos pais durante toda essa semana de 19 à 22 de fevereiro, estão participando de reunião com a equipe gestora e professores, para receber o novo cartão de acesso ao portal positivo, para enriquecer de forma interativa e qualificada ainda mais a vida escolar de seus filhos. 





19 de fevereiro de 2013


Seguem as datas para a entrega dos Cartões Positivo com a chave para acesso ao portal, os quais só serão entregues ao responsável.
Obs. Além da entrega do cartão será apresentado aos pais como é o funcionamento do portal positivo, sendo o momento de suma importância para os familiares.
19/02 Terça-feira às 15h
Entrega dos cartões para pais dos alunos do 1°, 3° e 4° Ano
20/02 Quarta-feira às 15h 
Entrega dos cartões para pais dos alunos do 2° e 5° Ano
21/02 Quinta-feira às 15h
Entrega dos cartões para os pais dos alunos das 5° Séries
22/02 Sexta-feira às 15h
 Entrega dos cartões para os pais dos alunos das 6° e 7° Séries
26/02 Terça-feira às 15h
Entrega dos cartões para os pais dos alunos da 8° Série.

16 de fevereiro de 2013

"Vídeo divulgado no site YouTube mostra a chuva de meteoritos que atingiu nesta sexta-feira a região russa dos Urais. O fenômeno derrubou paredes e janelas, gerou pânico e feriu ao menos 400 pessoas, três delas com gravidade.
No vídeo é possível ver rajadas de luz muito forte, vindo na direção dos motoristas." 
Assista abaixo:



14 de fevereiro de 2013


“Este ano, o tema da campanha da fraternidade, “FRATERNIDADE E JUVENTUDE”, trata da juventude de forma geral e abrangente. Todo o trabalho, reflexão e conteúdo que será desenvolvido, aprofundado durante a Quaresma, de forma especial, neste ano de 2013, serão relacionados à juventude”.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo geral “acolher os jovens no contexto de mudança de época em que estamos vivendo, propiciando desta forma caminhos para o seu protagonismo, no seguimento de Jesus Cristo, bem como na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz”.

As Campanhas organizadas oficialmente pela CNBB começaram no ano de 1964. “Todos os anos é escolhido um tema, sempre a partir de uma realidade, de uma situação que a igreja percebe que precisa ser transformada, enfrentada, trabalhada, refletida, para melhorar esta situação. Existe uma equipe que coordena a Campanha da Fraternidade, onde é feita essa discussão. Muitas vezes acontecem sugestões, abaixo-assinados de grupos que se organizam para que entrem diversos temas como temáticas da Campanha. Este é o processo de escolha do tema, que vai se dando todos os anos para ser refletido na Campanha da Fraternidade”.

Na sua quinquagésima realização a campanha da Fraternidade escolhe como tema “FRATERNIDADE E JUVENTUDE” e apresenta como lema “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME”(IS 6,8). O cartaz é um convite aos jovens para a jornada mundial da juventude que será realizada em julho deste ano. A jovem, de braços abertos em forma de cruz, representa os que são transformados pela jovialidade comunicada pela ressurreição de Jesus, a boa nova por excelência, que nos fortalece. É com esse vigor que a jovem responde ao chamado de Deus, repetindo as palavras do profeta Isaías: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8).




8 de fevereiro de 2013

Com muita alegria comemoramos o Carnaval CSJD, nossos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II participaram do “grito carnavalesco”, desfile de máscaras, concurso de fantasias e outros.
Desejamos um ótimo Carnaval. E lembramos que na próxima quinta-feira (08/02/20013) haverá aula normalmente.

Veja todas as fotos do nosso carnaval:
http://csjd-foto.blogspot.com.br/







A família Joana D`Arc, recebe de braços abertos com  muito amor e dinamismo  todos os nossos alunos. Temos o objetivo de transformar a educação em nosso maior valor e para isso contamos com uma equipe preparada para atuar em nossa salas de aula.

Os nossos educandos recebem uma didática transformadora evidenciando as novas linguagens e oferecendo diferentes oportunidades aos nossos alunos, daí aulas diversificadas, tecnologia, apresentações culturais, contexto das diversas mudanças sociais, dinâmicas, jogos lúdicos são oferecidos a todos os estudantes.


Para ver todas as fotos acesse:
http://csjd-foto.blogspot.com.br

5 de fevereiro de 2013


Nosso Colégio voltou a sorrir com o brilho e encanto dos nossos amados alunos.

Tivemos hoje 05/02/2013 o início do ano letivo, graças a Deus e a confiança dos familiares dos alunos, estamos com o Colégio repleto de bênçãos que são os nossos educandos.

Esse ano com grandes novidades na estrutura física, o espaço novo criado para a educação infantil, o novo projeto Joana D`Arc em Cristo que trabalhará com todos os jovens do Colégio e a criação da página do Blog (www.colegiosantajoanadarc.blogspot.com) onde cada professor tem o seu espaço de interação com o aluno no dia a dia, enriquecendo cada vez mais e estreitando os laços professor x aluno.

Faça a diferença, estude no Colégio Santa Joana D`Arc e descubra o caminho para um futuro promissor.  







Nossos professores, participam da 3° formação continuada em janeiro de 2013, dessa vez com palestrantes e facilitadores a nível nacional e internacional como os Dr. Pedro Paulo Luz e Flávio Ferreira.

Nossos educadores trabalharam com dinâmicas, interagiram com os mestres e colheram muitas informações poderosas para desenvolver habilidades humanas e atitudes didáticas no decorrer do ano letivo. A equipe de professores do Colégio Joana D`Arc é dinâmica, autêntica e participam constantemente de formações continuadas ao longo do ano, com palestrantes de todas a regiões do país, daí a resposta do sucesso educacional que representa o colégio em Garanhuns e região. 




Estudante, seja bem vindo a uma nova etapa de sua formação, aqui estamos para auxilia-lo numa jornada rumo ao aprendizado e conhecimento.

CLICK NA IMAGEM PARA AUMENTAR A RESOLUÇÃO

4 de fevereiro de 2013



PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS... Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.

O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a ideia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos queremos, nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e um bom retorno a todos: alunos, pais, professores e demais funcionários para que com vibração e alegria iniciemos nossas atividades.

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme. Damos as boas vindas e desejamos um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais aos alunos e seus pais, a professores e funcionários desta grande família chamada Colégio Santa Joana D’Arc.