29 de novembro de 2012

Brasileiro não pode ver uma bola que já sai chutando, o que não é nada estranho em se tratando do País do futebol. Mas tem uma bola que não deve ser chutada, mas preservada. Estamos falando do tatu-bola, que ganhou notoriedade este ano ao ser escolhido como mascote da Copa do Mundo de 2014.
Os "Fulecos da vida real", embora sejam animais só encontrados no Brasil, não são tão populares por aqui. Classificados como em "Perigo" na lista dos animais ameaçados, a espécie vive um momento complicado. De acordo com a Associação Caatinga, não há estimativa de quantos animais ainda estão na natureza, mas já se prevê que, se nada for feito, em 50 anos a espécie poderá ser extinta.
A degradação do hábitat é a maior ameaça. "O tatu-bola é um bom indicador para o nível de conservação. Ele é encontrado em áreas que foram pouco perturbadas, porque ele é um dos primeiros a desaparecer quando há desmatamento, movimentação humana", diz Rodrigo Castro, secretário-executivo da Associação Caatinga, grupo responsável pela campanha da espécie para mascote do Mundial.
FONTE: www.estadao.com.br

27 de novembro de 2012

O XII Momento Cultural fechou com chave de ouro e bênçãos do glorioso Deus o evento no dia 25 de novembro no Centro Cultural na presença da sociedade garanhuense, familiares dos nossos alunos, convidados em geral, imprensa falada e escrita e bloggers e autoridades. Durante todo o evento cada apresentação emocionou o público presente, onde não faltaram lágrimas e aplausos. Os nossos alunos mostraram o quanto é bela e maravilhosa a nossa cidade, nos fizeram pensar de uma forma diferente ao olhar para Garanhuns e pensar que é preciso educar para os desafios, para a complexidade da vida, pensaremos então em uma nova Garanhuns, ainda com seus encantos, belezas e culturas, mas que prime por um desenvolvimento crescente e produtivo. É preciso observar Garanhuns com um olhar futurista e promissor. É preciso que façamos a nossa parte e não esperemos apenas pelos governantes. Obrigada a todos pela brilhante presença e satisfação ao assistir a culminância do XII Momento Cultural. Que Deus abençoe a todos. 


















23 de novembro de 2012

Hoje 23/11 o Colégio Santa Joana D’Arc abre as portas para receber toda a comunidade, imprensa local falada e escrita, familiares dos nossos alunos, colégios parceiros e amigos, padres, escritores, secretário de educação do município, a presença do 71 BIMtz e fomos agraciados com a ilustríssima visita do Bispo de nossa cidade D. Fernando, o qual interagiu em todos os nossos estandes participou dos momentos explicativos dos educandos e ainda discutiu sobre a grande maioria dos conteúdos abordados dando show de experiência, segurança, cultura e fé diante de todo o nosso alunado. Agradecemos a Deus por esse momento maravilhoso e aguardamos todo esse público no próximo dia 25/11 no Centro Cultural a partir das 14h30min para o 2º momento do nosso XII Momento Cultural. Criada em Março de 1811 e emancipada em Fevereiro de 1879, Garanhuns está situada no Planalto da Borborema. Garanhuns se destaca entre os municípios do Agreste Meridional, por seu clima agradável, seus festivais e sua beleza. Com mais de 130 mil habitantes, Garanhuns ergue-se imponente entre as sete colinas. É nesse lindo lugar, de ares europeus e vista convidativa, que se encontra o Colégio Santa Joana D’Arc, instituição de ensino reconhecida e respeitada na região por seu compromisso e responsabilidade com a Educação de suas crianças e jovens. Integrando conhecimento com inovação tecnológica, o CSJD está em constante desenvolvimento e crescimento, produzindo projetos relevantes para a formação cidadã, como o XII Momento Cultural, garantindo qualidade e eficiência na educação. Educar é mais que ensinar, é dar significação ao mundo. Somente a Educação transforma homem e sociedade. CSJD, há 27 anos educando para Deus e para vida, propõe uma nova perspectiva de ensino pautada na interatividade, contextualização, interdisciplinaridade e transversalidade com professores qualificados. Pensar no futuro de uma cidade é ter uma proposta inovadora de Educação que visa uma aprendizagem significativa, crítica e pró-ativa. Esse é o perfil do CSJD. 



















21 de novembro de 2012


PROGRAMAÇÃO DO COLÉGIO DIA 23/11

DAS 8H ÀS 12H E 14H ÀS 17H

 
 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS



EDUCAÇÃO INFANTIL





·         Garanhuns, Cidade das Flores

·         Contexto histórico do Centro Cultural

·         O castelo de João Capão

·         Release do C.S.J.D.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I


 

·         I Bienal Internacional do Livro do Agreste

·         Estrutura e histórico do SESC

·         Templos sagrados e imponentes da cidade de Garanhuns

·         As belíssimas praças existentes em nossa cidade

·         Parque dos Eucaliptos, a saúde se encontra lá


 

ENSINO FUNDAMENTAL II



·         Garanhuns, analisando a paisagem urbana ao longo do tempo

·         Entre no mundo da literatura e conheça a Academia de Letras de Garanhuns

·         As belezas existentes em Garanhuns

·         Garanhuns no FIG, maior celeiro de arte no Brasil

·         Valorização da cultura nordestina e local (Literatura de Cordel)

·         Garanhuns, estação da cultura sem fim

·         Processo cultural, histórico e social:

- 2ª Guerra Mundial

- Ditadura Militar

- Exército de Garanhuns

- Batalhão Militar de Garanhuns

- Hecatombe de Garanhuns

 
 

PROGRAMAÇÃO NO CENTRO CULTURAL DIA 25/11 A PARTIR DAS 14:30

 

APRESENTAÇÕES CULTURAIS



Presença de artistas locais

Teatro: Garanhuns; Minha terra

Momento solene, hino de Garanhuns

É com grande orgulho que mostramos a história da nossa cidade:

Garanhuns; Minha terra – Boas Vindas da gestão do CSDJ

Release da Instituição CSJD

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

·         Garanhuns, Cidade dos Sonhos

·         A cultura da paz em nossa cidade

·         Garanhuns, uma terra de luz e magia

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

 

·         Pernambuco X Garanhuns, leque cultural e diversidades étnicas

·         Garanhuns: imenso jardim aos olhos de Deus

·         A fé ecumênica em nossa cidade

·         História e cultura de Garanhuns

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL II



·         Garanhuns, a terra de Simôa, de Alfredo Leite e da garoa

·         O nascer de Garanhuns

·         A efervescência de Garanhuns no FIG

·         Garanhuns, onde o Nordeste garoa

·         Garanhuns, aquarela de cultura

·         A história não é imutável e sim dinâmica

 

 

Sua presença é fundamental para a existência desse evento.

Agradecidos,

Família Joana D’arc

20 de novembro de 2012

Nossos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II estão envolvidos de corpo e alma com o XII Momento Cultural que esse ano trabalha Garanhuns minha história, a cada momento um novo conhecimento agregado a pesquisas de alto nível relacionadas a história, desenvolvimento, espaço físico e cultural além de todas as belezas existentes em nossa cidade. Nos próximos dias 23 e 25/11 teremos a culminância desse grandioso projeto, ficando assim: - 23 de novembro o dia inteiro será para amostras de caráter científico dos trabalhos feitos e apresentados pelos nossos alunos no referido colégio; - 25 de novembro será uma tarde de apresentações culturais, música ao vivo e teatro apresentados para as famílias dos alunos e público em geral no Centro Cultural a partir das 14h.