30 de outubro de 2012

Ontem 29/10 nossos alunos da 4ª e 5ª Séries coordenados pelos professores Bárbara e Helder iniciaram a manhã com trabalhos desenvolvidos dentro do Projeto do XII Momento Cultural. Tivemos a honra de receber Daniele Ferreira professora da UFRPE/UAG que foi a palestrante da manhã, onde trabalhou contexto sócio histórico de Garanhuns, retratando aspectos culturais, econômicos e sociais do nosso povo e da nossa terra. 











29 de outubro de 2012

Dessa vez foi um momento de lazer, conhecimento e muita diversão com as turmas das 6ª e 7ª Séries que passaram o último dia 26/10 na Fazenda Brejo. Os nossos adolescentes puderam contemplar as belezas naturais, a história da última reserva de mata atlântica existente em Pernambuco, o clima e a vegetação, animais em extinção que lá são preservados além de apreciarem aquários, uma boa comida natural, sala de jogos, passeio a cavalo, passeio de charrete, observação de lindas estufas, observaram três nascentes e puderam beber água da fonte, também fizeram caminhada matinal ao chegar na Fazenda já iniciaram e ainda conheceram árvores centenárias. 




















26 de outubro de 2012

Missão cumprida!! Estou muito orgulhoso de vocês atletas guerreiros.
Prata com gostinho de ouro. Sem treinos (por conta das obras do ginásio) mas com MUITA GARRA! Uma equipe que nunca jogou junta, atletas que jamais tinham disputado uma partida oficial. Só nós sabemos o quanto foi difícil chegar. Obrigado aos 9 torcedores que fielmente acreditaram e gritaram o nome do colégio! Colégio Santa Joana D'arc vice-campeão da copa Diocesano de vôlei 2012. Obs: A Equipe recebeu 3 convites dos maiores colégios particulares de Garanhuns para testes de bolsa esportiva integral. Parabéns e boa sorte!! — com Edinho Albino, Gibson Schnnaider Santos WanderleyMateus OliveiraPedro HenriquePedro Ivo Pereira, José Vilela Neto e Thomas Paes.

  

23 de outubro de 2012

Noites bem-dormidas, cineminha garantido todo fim de semana e, para completar, notas boas. O segredo? Planejamento.

Se no ano passado você ficou pendurado na escola, cheio de dificuldades e com o boletim mais vermelho que a bandeira da China, calma! O começo do ano letivo está aí para te dar a chance de fazer tudo certo dessa vez. E "certo" não significa se matar de estudar.

Mantenha o cinema no final de semana e nem pense em diminuir as horas de sono. Isso mesmo: um bom estudo não requer noites em claro nem renúncia à diversão. Ao contrário. Boas noites de sono e tempo para o lazer são fundamentais para se manter a disposição para estudar, conforme pesquisas conduzidas pelo cientista Robert Stickgold, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Mas, então, qual é a formula mágica para não acabar o ano com a corda no pescoço? Não tem mistério: basta elaborar um bom roteiro de suas atividades e respeitar esse planejamento.

O primeiro passo é admitir que no passado faltou vontade de aprender. Isso porque o desejo sincero de estar ali estudando interfere decisivamente na concentração que se tem. É o que faz diferença, por exemplo, quando você percebe que não estava prestando a menor atenção em alguma leitura, embora esteja efetivamente lendo frase após frase. "O sucesso nos estudos depende da disposição para a tarefa", diz a psicóloga Adriana Machado, do Serviço de Psicologia Educacional da Universidade de São Paulo (USP).

"Só quando você está ligado no que está fazendo é que o seu cérebro capta adequadamente os estímulos externos, sejam eles a fala de seu professor ou algo escrito", afirma o neurologista Fernando Coronetti Gomes da Rocha, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu. "O interesse e o desejo de prestar atenção no assunto promovem uma ativação cerebral em níveis que permitem a memorização", diz.

Mesmo depois de estar concentrado na realização da tarefa, ainda há diversas maneiras de se tornar mais produtivo. Uma delas é estabelecer prioridades para a mente. O maior desafio de um estudante, a prova de vestibular, pode ser vencida mais facilmente com algumas atitudes, como olhar primeiro a prova inteira e realizar os exercícios mais fáceis antes de responder ao resto. "A melhor maneira é encarar uma prova como um jogo de pega-varetas, em que você tira primeiro as peças que não oferecem risco", compara o professor Sezar Sasson, do Anglo Vestibulares, de São Paulo.

Confira um roteiro para colocar sua vida escolar nos eixos!

COMO ORGANIZAR UM PLANO DE ESTUDOS
 

Se estudar de forma organizada nunca fez parte de sua rotina, acompanhe as dicas do psicólogo Sérgio Goldenberg, professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Qual a duração ideal de um plano de estudo?
Depende dos objetivos que se quer atingir. Pode-se sempre estabelecer metas de curto prazo. As metas devem estar em sintonia com o ritmo da matéria dada em classe. Quando as metas são cumpridas à risca, sua motivação se mantém em alta.

Quantas horas é preciso estudar por dia?
O estudo pode ser realizado em dois ou três períodos de 2 horas no decorrer do dia. Mais do que isso pode levar a uma fadiga mental.

Como organizá-lo?
Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia as disciplinas que irá estudar e, conforme a matéria é dada em classe, vá detalhando os conteúdos ou as metas numa tabela.

Como dividir o tempo entre as disciplinas?
Intercale as matérias preferidas com as que não gosta. Evite, por exemplo, estudar Matemática e Física em seguida, já que as duas exigem cálculos.

Como controlar o cumprimento do plano?
Tique na tabela cada tarefa realizada. O que não foi feito no período determinado deve ser realizado em um horário extra na próxima semana. Deixe períodos livres para eventuais reposições, mas evite sempre postergar as tarefas.

ENGENHARIA DA BOA LEITURA

Ler algo compreendendo com clareza seu conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil e depende muito da prática. "Não se consegue aprender a ler às vésperas de uma prova", avisa a pedagoga Teresa Rego.

É preciso adquirir o hábito, mesmo que isso seja feito com livros que não tenham relação direta com os assuntos vistos nas aulas, como futebol ou música. "Isso é importante para que se conquiste o prazer de ler", diz Teresa.

Veja algumas dicas para tornar sua leitura mais produtiva.

O grande tema
Antes de tudo, atente para os destaques apontados pelo autor do texto (título, intertítulos, quadros, ilustrações). Isso vai ajudá-lo a ter uma noção ampla do tema antes de começar uma leitura mais atenta.

Os rabiscos
Vá destacando com caneta colorida ou marcador de texto as palavras-chave. Se preferir, escreva ao lado de cada parágrafo a ideia principal. Isso facilita a compreensão e o trabalho na hora de rever o assunto.

A interpretação
Durante a leitura, relacione e compare as novas informações com o que você já conhecia sobre o tema. O autor pode estar contrariando ou acrescentando algo à informação que você já possui. Pode também estar defendendo uma teoria incorreta. Nunca renuncie ao senso crítico.

A síntese
Faça um fichamento de cada capítulo, artigo ou livro lido. Anote em fichas de papel, ou num caderno, o título, o autor, a editora ou a fonte, data da publicação e a página. Depois, relate por escrito o que você compreendeu em um resumo. Consulte-o sempre que precisar retornar ao assunto.

COMO DEVE SER O ESPAÇO DE ESTUDOS

Detalhes no local em que você estuda podem ter grande influência no seu desempenho. Estudar sempre no mesmo lugar ajuda também a desenvolver uma rotina. Fique atento a essas dicas:

Tira-dúvidas
Dicionários, um comum e outro de etimologia, não podem faltar. "Qualquer que seja a disciplina em questão, eles são úteis para elucidar conceitos", explica a pedagoga Teresa Rego.

Mesa posta
A altura da mesa deve coincidir com a de seus cotovelos quando você estiver sentado. Prefira um móvel amplo, para permitir a organização de todo o material, o que evita ficar se levantando a toda hora para procurá-los.

Luz do saber
O ambiente deve ser arejado e claro. Abra a janela e providencie uma luminária de mesa que permita a incidência direta da luz sobre o que está sendo lido ou escrito. Da ventilação adequada depende o bom funcionamento do seu cérebro e a boa luminosidade vai ajudar a manter a concentração.

Cantinho bom
Estudar sempre no mesmo local facilita a concentração. A mente acaba se educando para realizar as operações necessárias ao estudo quando você estiver ali. Se você não tiver um bom local, bibliotecas são ótimas alternativas.

Espinha ereta
Mantenha a coluna ereta, formando um ângulo de 90º em relação às coxas, e deixe os pés inteiramente apoiados no chão ou num apoio. Essa posição evita que você fique dolorido. É muito mais produtivo escrever ou ler sentado do que deitado. Relaxar num sofá atrai o sono.

Cordão de isolamento
Não custa pendurar na porta uma tabuleta com os dizeres "não perturbe". Não atenda a telefonemas e dispense as guloseimas enquanto estiver estudando. "Conciliar qualquer outra atividade com o estudo desvia sua atenção e prejudica o aprendizado."

Diversão domada
Computador e internet são poderosos instrumentos de estudo. Mas tome cuidado com as tentações. Games e redes sociais são extremamente dispersivos.

Fonte: Educar para Crescer

20 de outubro de 2012

O Colégio Santa Joana D'Arc, realizou na última quinta feira (18/10) a abertura do 14º Jogos Internos. Na ocasião da solenidade foi realizada a Pré inauguração da quadra poliesportiva Professor Kerley, saudoso professor do colégio que muito trabalhou no desenvolvimento esportivo de nossa cidade e que faleceu em 2006 deixando um grande exemplo de ser humano e educador. O Frei Joaquim ficou encarregado da benção solene da quadra e logo depois os jogos tiveram início com a partida comemorativa entre professores e alunos do Colégio Santa Joana D'Arc. Os jogos seguem até o próximo dia 25 com diversas modalidades esportivas.














As imagens acima foram retiradas do www.jornaldac.net.

18 de outubro de 2012

O Colégio Santa Joana D'Arc, realiza entre os dias 18 e 25 de outubro os jogos internos 2012. Neste ano comemoramos à 14ª edição dos jogos, idealizado pelo memorável professor Kerlen William, nome que será dado a quadra poliesportiva inaugurada na abertura oficial dos jogos internos.



10 de outubro de 2012