31 de julho de 2012

Toda a nossa equipe docente esteve reunida durante todo o dia 31/07 em Formação Continuada preparando-se para receber os alunos que retornarão a nossa Casa de Ensino no dia 01 de agosto. Durante a Formação Continuada trouxemos a Professora Mestra e Assessora da Editora LeYa Renata Holanda que veio diretamente de Recife para trabalhar os temas solicitados pela equipe gestora do colégio, sendo eles: - A importância do planejamento; - Competências na didática a favor de uma aprendizagem significativa; E no segundo horário foram debatidas com todo o grupo de professores discussões e práticas sobre o novo desafio de trabalhar conteúdos e as diversidades inovando com as multimídias, também trabalhamos sobre a educação escolar com as novas perspectivas de ensino. Nossos educadores saíram todos conscientes que a atual educação precisa dar-se de forma produtiva, criativa e proativa. 







]

24 de julho de 2012


Fonte: Google images


           Frequentemente me deparo com a pergunta “por que aprender inglês?”, pensando nisto, resolvi escrever esse texto curto com alguns motivos.
            Primeiro, gostaria de falar que, em pleno século XXI, em que as relações internacionais estão cada vez mais estreitas, e em que milhões de pessoas falam a língua inglesa, em várias partes do mundo, falar inglês é estar um passo a frente na corrida para inserção na sociedade, dita, globalizada.
            Além disso, galera, vamos pensar que a internet e as tecnologias de informação e comunicação propiciaram a democratização de um grande fluxo de informações, grande parte destas em inglês, por motivos óbvios – o grande número de falantes desta língua.
            Twitter, facebook, youtube[...] também estão entre nós, pessoal. E apesar das versões traduzidas, muitas vezes precisamos utilizar algo nas redes socias que requer o conhecimento mínimo (automático) do inglês. Isso sem falar nos jogos! Ah os jogos... Quantos jogos (que adoramos) vêm com instruções em inglês? Já pararam pra pensar?
            É, pessoal, aprender inglês é muito importante. E aqui não listei nem 1% dos motivos pelos quais aprender inglês é importante...
            Mais uma coisa, lembrando minhas férias, me veio à cabeça mais um motivo que eu não poderia deixar de falar, estive na Unicamp para apresentar trabalho no 18º Congresso de Leitura do Brasil e vi um número enorme de pessoas falando inglês nas ruas. Já pensou se você é abordado por um estrangeiro na rua falando inglês? Não vai ser legal não saber interagir, não é? Então, mãos à obra, e vamos (com tudo) estudar inglês! 

Andre Cordeiro dos Santos 
Professor de Língua Inglesa

23 de julho de 2012


De 09 a 16 de setembro, Garanhuns vivenciará aquele que já é tido como o maior evento literário do interior de Pernambuco, a I Beinal do Livro do Agreste.
O objetivo do evento é promover literatura e cultura na Região Agreste, com programação voltada para estudantes de Rede de Ensino Pública e Privada da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, universitários e professores, como também estudiosos de literatura e cultura pernambucana, nordestina, nacional e internacional.
O evento é idealizado pela Associação do Nordeste de Distribuidoras e Editoras (Andelivros) e realizado pela It! Comunicação e Eventos. De acordo com a organização da Bienal, o evento já conta com a confirmação da participação de nomes como Celso Antunes, Içami Tiba, Nando Cordel, Mayana Neiva e Zeca Camargo.

Fonte: www.agendagaranhuns.com/blog/

16 de julho de 2012

Olá, meus amados alunos! Filhos do coração! Já estou com muitas saudades de todos vocês, aguardando ansiosa o nosso reencontro dia 1º de agosto. 

Estamos preparando vários projetos e surpresas agradáveis para todos vocês. Lembrem-se, porém, que na vida o ser humano precisa ter habilidades para enfrentar os desafios e nada melhor que, como primeiro passo, sermos bons leitores e sabermos interpretar o mundo que gira em torno de nós.

Toda descoberta transformadora vem com o aprendizado, com o entendimento de determinados assuntos e comportamentos. Aprender sempre foi e será a missão das pessoas. Quando não estamos preparados para aprender, não estamos preparados para viver. 

O aprendizado nos oferece uma visão ampliada de nossas escolhas e decisões, portanto, em um mundo globalizado, permeado pelas multimídias, não há como vocês, meus queridos, ficarem fora desse contexto maravilhoso do aprendizado/aprendizagem.

Pesquisem! Ampliem a cada dia o conhecimento de vocês e agucem a mente para novas descobertas que emergem a cada segundo no mundo em que vivemos , explorem o Portal Positivo e demais sites em busca do crescimento pessoal, cultural e científico de vocês!

Com muito carinho, aguardo todos vocês dia 1º de agosto!

Cheiros cheios de saudade e bençãos do glorioso Deus para todos vocês!

Tia Júlia
Coordenadora Pedagógica

11 de julho de 2012

Julho mês de férias, descanso e diversão. Além disso, somos privilegiados em poder curtir esse clima frio que a nossa região tem nessa época. Mesmo assim podemos aproveitar esse período fazendo uma boa leitura.
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.

Por isso, venho sugerir a vocês um site abaixo especializado em grandes obras da Literatura Brasileira e Estrangeira, como: Dom Casmurro (Machado de Assis), O guarani (José de Alencar), Os Lusíadas (Luís Vaz de Camões) e diversos outros. Uma boa sugestão para quem gosta de ler. Lembrando que futuramente, nos próximos anos, vocês estudarão esses autores e suas respectivas obras, e nada melhor que começar a pegar o gosto pela Literatura desde cedo.


Após escolher a obra, basta você fazer cadastro simples e rápido e depois poderá baixar a obra no seu computador em formato de Word.

Outra opção é explorar o Portal Positivo na seção de CONTEÚDO E REFERÊNCIA, Literatura. Lá vocês irão encontrar informações sobre os autores da nossa Literatura Brasileira e algumas obras.

Fica a dica então =)
Boas Férias a todos!


Emanoela Andrade
Professora de Língua Portuguesa