28 de junho de 2012

Caros alunos, aproveitem as férias!!! 
Brinquem, descansem, assistam, joguem bola, vídeo game, coloquem as conversas em dia, se divertam, pois vocês merecem! Aproveitem para nesse tempo de descanso criar atividades diferenciadas, fazer novos amigos, visitar os velhos amigos, ir ao cinema, ao parque, a uma boa livraria, passear e tomar chocolate quente, nesse frio será uma ótima escolha. Porém, não esqueçam de usar o portal positivo e fazer boas leituras, de sugestão, busquem pesquisar sobre  Filosofia, sua história, seus filósofos, suas contribuições para a sociedade, assim você estará contribuindo com seu crescimento humano e intelectual... 
Boas Férias!!!

Helder Francisco
Professor do Colégio Santa Joana D'Arc



Festa de encerramento dos nossos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. Nossos alunos se despedem em clima de São João e muita animação, fizeram um revivendo o São João reapresentando as danças juninas e cada sala juntamente com seus professores tiveram um lanche especial, inclusive até troca de canecas agraciando a chegada do inverno e relembrando o chocolate quente. Cada professor desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II planejou sua despedida com atividades diferenciadas, uso da sala interativa e culminância de projetos. Desejamos a todos os nossos alunos férias maravilhosas, boas leituras, programações diferentes e que também utilizem o Portal Positivo, pois há uma grande variedade de reportagens, atualidades, jogos, almanaques interessantíssimos, vale a pena conferir. 










Nosso professor de Educação Física Augusto Micharle desenvolve trabalhos dentro da proposta viver valores e leva seus alunos para fazer doação de garrafas pets, as quais irão ser recicladas no projeto que a Igreja da Comunidade está desenvolvendo sobre preservação ambiental. 













26 de junho de 2012

Garanhuns sedia entre os dias 9 e 16 de setembro, a primeira edição da Bienal Internacional do Livro. A ação é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura da cidade e as empresas ANDELIVROS e IT Comunicação.
Bienal Internacional do Livro de Garanhuns acontece na Esplanada Cultural Guadalajara. A iniciativa tem como objetivo principal promover a visibilidade da literatura e da cultura nordestina, pernambucana e do agreste.
O evento será direcionado a estudantes da rede de ensino pública e privada da educação infantil; ensino fundamental e ensino médio, universitários, professores, pesquisadores da literatura pernambucana, nordestina, nacional e internacional, escritores, acadêmicos, editores, distribuidores de livros, além do envolvimento de todo o comércio, setor turístico e hoteleiro, bem como toda a população da região do Agreste Pernambucano.
A expectativa é que grandes escritores participem da Bienal, assim como editoras de todo o País possam expor suas publicações. A Bienal será marcada por lançamento de livros, palestras com escritores e autores de vários estilos literários e segmentos culturais no âmbito local, nacional e internacional. Além disso, haverá momentos para diálogos entre autores de diversos tipos de público da Bienal, junto com a abertura de espaço para autógrafos.
Fonte:http://ne10.uol.com.br/canal/interior/agreste/noticia/2012/04/26/garanhuns-sedia-bienal-internacional-do-livro-339494.php


Para quem não sabe a Bienal do Livro é diversão garantida. É um grande evento cultural e literário que possibilita aos leitores a oportunidade de conhecer o mundo dos livros, além de se aproximarem de seus autores favoritos e de conhecerem muitos outros. É um momento de diversão, conhecimento, entretenimento e leitura. Nossa cidade estará promovendo um evento de suma importância para a nossa região, pois ao tratar de questões como leitura e livros, percebemos o quanto é importante termos o hábito de leitura, pois quem tem esse hábito pode ter certeza que terá um bom conhecimento e sabemos que nos dias de hoje quem tem um bom conhecimento, terá sucesso no futuro.

Emanoela Andrade
Professora de Língua Portuguesa


Na atualidade a discussão ética é sempre tida como um meio particular e coletivo de definir novos valores e modos de vida de todo um povo. Tendo sempre como base os relacionamentos pessoas e interpessoais, a ética visa estabelecer valores humanos capazes de determinar e influenciar o comportamento do homem dentro de sua coletividade. Pensar o papel e a importância de ética em meio a uma grande crise de valores é fundamental para o bem está social da contemporaneidade.

Muito ligada a história e a cultura humana a ética é sempre importante, haja vista que o homem desde sua gênese busca viver em coletividade, sendo como diz Platão “um animal social”. Em seu papel encontramos a busca pelo bem estar do homem, a valorização da dignidade humana e o respeito à pluralidade em que nos encontramos inseridos. É a partir da ética que todo o processo humano se concretiza. A sua função se caracteriza pela valorização das diferentes formas de vida, dos vários costumes culturais e sociais que o mundo apresenta, da luta pelos direitos humanos e pelo reconhecimento do homem como ser transcendente. 

No contexto contemporâneo não podemos determinar um papel definitivo para a ética. Muitas são as circunstâncias que influência e determinar os valores éticos, e esses por consequências se dão como meios de mediar o comportamento humano tornando o homem ser relacionável nas diversas formas.  

Lima Vaz defini o homem como “um ser reflexivo” para definir o homem como pensador e utilizando tanto do saber ético, como da própria ética. Nessa perspectiva encontramos tanto o papel da ética como sua importância. Seu papel pelo fato de se dá pela refletividade do homem sobre o próprio homem. O homem que questionados pelas suas diferentes formas de vida se olha como ser produtor de todas as atividades humanas, e comprometido com o bem-estar de todos busca formas de vida que viabilize uma melhor convivência entre todos. Sobre a importância da ética, ela se dá na imanência subjetiva do desejo do homem sobre sua própria natureza e sobra a natureza de todo cosmo. O homem se faz desejoso de domínio, por isso busca organizar-se e direcionar-se para um modo de vida comum e justa no campo sócio-cultural.

Tendo em vista a ética como sendo uma ciência do ethos, ciência essa que se constitui a partir de um saber formal que se expressa através da prática humana, e que ganha forma a partir de um processo histórico-cultural, podemos encontra - lá nas mais diversas formas de cultura existente no convívio social. Etnia, religião, localidade geográfica, política, entre outros pontos são produtores de suas próprias manifestações éticas, e apesar de apresentar formas diferentes de costumes e modos de vida, todos buscam uma convivência universal, alicerçada pelo respeito, pela valorização e reconhecimento das mais diversas formas de vida. O papel e a importância da  ética estão entrelaçados entre seus interesses e objetivos, um pensar a ação ética nas formas de vida o outro o porque da ética nos relacionamentos humanos.

Nessas considerações podemos concluir o papel e a importância da ética como sendo a justificativa e o objetivo de se viver em formas diversas porém universal, já que o homem como “ser político” busca a concretização de uma comunidade universal justa, igualitária e do bem.

Helder Francisco 
Professor do Colégio Santa Joana D'Arc

21 de junho de 2012

É com muito orgulho que compartilhamos na Rede Mundial de Computadores – Internet, os vídeos das duas melhores paródias vencedoras do IV Concurso de Redação, Paródia e Desenho. Esse é o resultado de um trabalho desenvolvido com esforço, dedicação e criatividade dos nossos alunos do Ensino Fundamental II. O tema das paródias foi: “Sou mais Joana D'arc”.

Nossos alunos criaram as paródias em cima das letras originais: “Asa Branca - Luiz Gonzaga” e “Menina Estranha – Restart”.

 Abaixo seguem os vídeos e letras de cada paródia. Lembrando que essas paródias também estão disponíveis em áudio nos podcasts aqui no blog.

Atenciosamente,

Emanoela Andrade
Professora de Língua Portuguesa

1º Lugar



Num bairro muito distante não podia estudar.
Com um ensino de qualidade que o Joana D’arc veio me dar.

O Colégio Joana D’arc tem valor e é bom falar.
A sua equipe é responsável e os professores são de arrasar.

Tenho Micharlles, Andre e Sofia,
Ivo, Nelson, Manu e Ramon,
Helder, Edinho, a Vanielly, Rozivaldo e Neide são muito bons

Nunca vi tanto esforço por parte da direção.
Maria Almeida no seu comando é pura dedicação.

O seu nome foi criado de uma grande devoção.
E completamos 27 anos de muita luta e realização.

Eu lhe asseguro não me deixe não viu,
É o meu colégio de coração.

(Autores: Paulo Thiago e Daniel Ferreira - 5ª B)


2º Lugar



Escola diferente

Eu conheci uma escola diferente
Me matriculei e foi assim tão de repente
Nunca pensei que pudesse achar
Uma escola tão legal de se estudar.

Lá tem o momento cultural
Os jogos interclasses
Ela é muito legal.

Os professores são muito bons
Esse colégio é bom demais
Com o Joana D’arc aprendemos muito mais.

Aqui só tem gente boa
Aqui se aprende numa boa
É uma questão de tempo
Para você se amarrar.

(Autoras: Eveline de Melo e Hemilly Sara - 6ª B)





19 de junho de 2012

 Boa tarde meus amores!
         Hoje, 19 de junho de 2012, teve início a primeira parte das apresentações dos "banners" sobre os mais variados temas da Educação Física. Os Sétimos anos, ficaram com ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Os Oitavos anos,  foram responsáveis pelos ESPORTES RADICAIS E GINÁSTICA. Por fim, o Nono ano ficou com ESTEROIDES ANABOLIZANTES: ORIGEM, TIPOS E EFEITOS.
     O modelo de trabalho é apresentação em banner e exposição oral, onde os alunos exercitam a desenvoltura que é extremamente importante para o sucesso em qualquer área profissional.
      O trabalho multidisciplinar que está sendo apresentado, está sendo extremamente importante para a fomentação dos conhecimentos e assimilação das situações nos cotidianos de todos os alunos. Trabalhar e falar do fácil, do corriqueiro, do que está na moda é muito bom, e abordar situações complicadas, arriscadas e limitadas?
       A atividade proposta mostra ao alunado como é ser campeão de basquete sobre cadeira de rodas, o que leva os jovens a tomar esteroides anabolizantes, como a adrenalina pode ser aumentadas nos esportes, como o corpo e a mente podem ser estimulados paralelamente, como o esporte (fisiologicamente e psicologicamente) pode ajudar nas provas de vestibulares e concursos, como os deficientes visuais podem ser inseridos nos esportes e apresentarem ótimos resultados, etc.  Como é possível um "deficiente mental" ser diagnosticado como vegetal e inválido e ainda sim participar ativamente de um Uultraman? (é uma competição de Triathlon mais pesada que o Ironman TriathlonA prova é disputada em três dias: 1° dia: 10km de natação oceânica e 145km de ciclismo. 2° dia: 276km de ciclismo. 3° dia: 84,4 km de corrida) O NOME DISSO É EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA! ver: http://www.youtube.com/watch?v=cpzxBw-0XB4 TEAM HOYTS! 
      Entre outras, a mensagem é: "O tempo não para! Mexa-se! A deficiência as vezes não está na parte física ou fisiologicamente mental. A limitação está  por muitas vezes em nosso interior, por acreditarmos que não somos capazes de realizar nossos objetivos, nosso ideais. Tente SEMPRE! cada dia um pouco mais"
Fiquem com Deus e até a próxima!
Por: Edinho Albino - Educação Física - Colégio Santa Joana D'arc