28 de maio de 2012

Nós que fazemos educação, devemos explorar, sempre que possível, o debate, a discussão, a interpretação, o estímulo ao convívio com o outro, respeitando a diversidade, a multiplicidade de ideias, o cuidado com o Meio Ambiente, buscando dar sentido à vida. Finalizamos hoje 25/05 a nossa Semana de Palestras para o Ensino Fundamental II com Everton Diogo, graduando curso de Medicina Veterinária da UFRPE/UAG, o mesmo trabalhou sobre Zoonose, as doenças causadas através de certos animais, os cuidados que o ser humano deverá ter com o seu bicho de estimação e por último mostrou em vídeo como se dá o processo de contaminação através de bactérias, vírus e quais cuidados devem tomar. A palestra foi de grande valia, pois a maioria dos alunos tem cães e gatos em casa e receberam todos um manual de informações como cuidar doa animais e aprender a se proteger. 







No Colégio Santa Joana D’Arc os alunos exploram um universo de conhecimento com a interatividade através do melhor portal de educação na internet. Sabendo que a educação é a chave para o desenvolvimento e ciente da necessidade que temos para oferecer essa qualidade com modernidade e tecnologia trouxemos hoje 24/05 em nosso 3º dia de palestra com Ronaldo César, Graduando em Direito, jornalista e trabalha com publicidade além de ser diretor da Banda Tropicana, o nosso palestrante interagiu com um grande números de alunos falando a linguagem do mesmo e ensinando como utilizar a tecnologia de forma correta, mostrando todas as atualidades da linguagem tecnológica, dentre elas: facebook, twitter, orkut, blog e e-mail. Também ressaltou o tema: Você e as redes sociais e como utilizar a internet com responsabilidade. Durante toda a palestra os alunos despertaram muita curiosidade e aprenderam a utilizar a prática, mais vivências através de diálogos, interação e participar de uma escola viva além de todo o aparato da tecnologia. Aprendendo, porém, que com a interatividade estamos vivendo em um mundo onde a palavra “mudança” e a formação constante do ser humano são necessárias, a criatividade e a informação passa a ser a grande arma para nos diferenciar das máquinas. Parabéns ao jovem empreendedor Ronaldo César, que foi fantástico em sua palestra e atendeu a um público de 160 alunos. 







23 de maio de 2012

Nossa missão é contribuir para a transformação da sociedade e para a excelência do ensino, para isso aplicamos uma pedagogia afetiva que busca o resgate de valores e o estabelecimento de limites, visando o desenvolvimento do ser humano. Hoje 23/05 no 2º dia de palestras recebemos David Melo do Jornal DAC Eventos e Publicidades, o qual foi brilhante no trabalho que desenvolveu com alunos do Ensino Fundamental II. David Melo envolveu todo o público interagindo em diversas áreas voltadas para a educação e transformação do ser humano, tais como: qualidade de vida, respeito ao outro, incentivo a leituras técnicas e científicas, sustentabilidade ambiental, responsabilidade escolar, consumo consciente, e ainda encerrou com um vídeo sobre superação que fez os adolescentes refletirem sobre si mesmo e valorizar a vida que tem. Parabéns ao empresário David Melo pelo brilhante trabalho ocorrido nessa manhã. 







O Colégio Santa Joana D’Arc oferece uma educação com qualidade e modernidade, investe em um quadro de professore com Formação Continuada para que a cada dia conheçam muito mais do que o conteúdo ministrado. O educador atual precisa dominar as relações interpessoais, estudar o comportamento humano e conhecer as necessidades emocionais de seus alunos. Iniciou-se hoje 22/05 a Semana de Palestras para o Ensino Fundamental II dentro da Programação de aniversário do colégio. O Doutorando Pedro Falcão que também é diretor da UPE – Campus Garanhuns foi o palestrante de honra desta manhã. Na oportunidade o professor Pedro Falcão interagiu com os alunos sobre os Avanços na Educação, mostrou toda a estrutura da Universidade de Pernambuco, mencionou a importância do vestibular na vida do educando e ainda convidou os alunos para conhecer a Universidade. O mesmo foi entrevistado pelo radialista Luciano Andrade, onde mais uma vez retratou a importância dos avanços educacionais em Garanhuns e região. Parabéns ao colégio por trazer um membro tão importante na educação do país, pois o professor Pedro Falcão vive em consonância com os objetivos educacionais e busca permanentemente o bem estar, a qualificação e evolução de toda a Universidade para Garanhuns e região. 







22 de maio de 2012

Nos dias 02 e 03 de Maio, nossos alunos do fundamental II foram ao cinema assistir ao filme "Os Vingadores". Logo depois, foi pedido que cada aluno da 6ª série até a 8ª série produzisse uma resenha falando sobre o filme. Segue abaixo as melhores resenhas de cada turma.

  Super-Heróis

        Quatro anos e cinco longas-metragens depois, chega às telonas o tão aguardado filme unindo Homem de Ferro (Robert Downey), Capitão América (Chris Hemsworth). A película conta com o retorno do chefão da Shield, Nick Fury (Samuel L. Jackson) e seus velhos  agentes Capitão Arqueiro (Jeremy Renner) e a Viúva Negra (Scarlet Johansson).
         A química do elenco casa perfeitamente com a interação entre os personagens. Mais uma vez Robert Downey Jr. rouba a cena, com o carisma, o sacarmos e a presença do bilionário Tony Stark.  Suas tiradas são geniais.
         "Os Vingadores" é um filme ótimo e também é recomendado para maiores de 12 anos.

(Paula Millena - 8ª Série) 

Para salvar a terra

         O filme "Os Vingadores" de ação a ficção científica representa a fiel exteriorização dos desenhos em quadrinhos, principalmente no que se diz respeito às histórias, revelando as batalhas dos heróis perante seus inimigos, e nesse filme ilustrando os combates aos adversários vindo do outro mundo, como Loki e seu violento exército. Nessa batalha, os heróis demosntram a sua união para conter as ameaças que o mundo sofre, tentando a todo custo eliminar a destruição  da Terra, para que haja a liberdade dos humanos. Observa-se assim, a grande mensagem de paz que traz a trama.
            No que se refere à faixa etária recomendada a maiores de 12 anos, digo que foi um equívoco, pois todos têm acesso a histórias em quadrinhos, principalmente os menores de 12 anos, logo como essa mensagem de paz e união. Em relação a sinopse exibida através do Cine Eldourado, não faz referência à história que tratará o filme, mas comentários da criação do grupo "Os Vingadores", deixando a desejar.
          Com a excelente exposição de heróis: Capitão América, Homem de Ferro, O incrível Hulk, Thor, Nick Fury e seus velhos agentes Gavião Arqueiro e a Viúva Negra, dos desenhos em quadrinhos, em  forma de filme, me chamou bastante à atenção, onde recomendo a todos que tenham possibilidade de assistir, que apreciem.

(Larissa Dantas - 7ª Série "A")


Os salvadores

            Um filme ótimo, de super-heróis que toda criança se espelha. Foi baseado na verdade em sua história em quadrinhos, publicado pela Marvel Comics. Há uma grande emoção nas cenas de lutas. Principalmente quando o deus Thor (Chris Hemswort) e o Hulk (Mark Ruffalo) se enfrentam.
            A Viúva Negra ou Natasha (Scarlett Johansso) tem uma incrível habilidade, e nem se fala da sabedoria e genealidade do Homem de Ferro ou Tony Stark (Robert Downey Jr.) que tem um incrível senso de humor.
           O Capitão América (Chris Evans), que ficou congelado por um bom tempo, foi procurado por Fury. Resolveram juntar todos os super-heróis, e fazerem o grupo "Os Vingadores" e ajudar a recuperar o Tesseract, o qual Loki (Tom Hiddleston) o irmão de Thor, roubou.
          Além desses heróis, existe o Arqueiro ou Clint (Jeremy Renner) que ajuda o Loki com seu plano de dominar a terra. Mas isto tudo dá errado porque "Os Vingadores" conseguem destruir seus planos. Um filme que vale muito apena assistir, e quem assistir, não irá se esquecer nunca mais. Super recomendado por todos.

(Larissa Ferreira - 7ª "B")


"Heróis de Marvel juntos"


         O filme dirigido por Joss Whendo, começa em uma das salas da SHIELD (Quartel general supremo de espionagem internacional e divisão da execução da lei), onde está escondido o tesseract. Loki (Tom Hiddleston) rouba-o, aí que Nick Fury (Samuel L. Jackson) chama o grupo "Os Vingadores". O grupo é formado por Capitão América (Chris Evans), Hulk (Marck Ruffalo), Viúva Negra (Scarllet Jonhons), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemswort) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner). O Gavião só aparece no final, pois é hipnotizado por Loki.
        Assim, eles enfrentaram o perigo de frente sem medo. Como nos gibis, as armaduras dos heróis são iguais, menos a do Gavião Arqueiro que usa máscara e sua roupa é roxa. Alguns espectadores como eu, não contém sua curiosidade e deu uma olhadinha na sinopse. Nela, suas informações nos deixaram anciosos para assistir o filme.
       Não achei certo a faixa etária do filme, pois não tinha nem uma cena pesada e nem de fore abalo emocional. O que mais me facinou, foi a tecnologia, as salas do avião, as cenas de Homem de Ferro voando pela cidade e soltando seus raios, o Hulk e suas transformações que destruia tudo, o Thor e o seu martelo nas lutas e claro o mundo das criaturas alienígenas.  
       Enfim, quem procura um filme de ação, aventura, ficção científica e um toque de humor, assista: "Os Vingadores".

(Tiago Bezerra - 6ª "A")


 
"Os Vingadores"

           O filme "Os Vingadores" tem a sinopse realmente combinando com o filme, só não fala bem os detalhes do filme, e o trailer é fiel ao que se diz no filme e da sinopse também. Os personagens são: Thor, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra, Capitão América e outros. Eles nas histórias em quadrinhos são iguaizinhos, só o que muda, é que eles se unem para formar um grupo para livrar o mundo de uma possível destruição.
          É um filme muito fictício, mas tem algumas partes legais como a briga entre Thor e o Capitão América, é radical os golpes e as partes das lutas, pois são difíceis, bem treinadas e também tem um pouco de montagem, é claro. Os atores que formam o elenco são bem bonitos, dois deles que mais gostei foi o Capitão América (Chris Evans) e o Thor (Chris Hemswort).
         "Os Vingadores" merecem nota 10 por ser não só uma história para os fãs de Marvel, mas por reunir diversos gêneros em um só filme, agradando todos os tipos de gêneros e apreciadores de carteirinha do estilo.
         Bom, pulando um pouco sobre o filme, a faixa etária do filme de 12 anos está um pouco exagerada, pelo menos 10 anos, porque acho que não é tão pesado assim, quando há várias crianças que em casa devem assistir de tudo.
         Eu indicaria este filme apenas para os meninos que assistem super-heróis e algumas pessoas que gostam de aventuras. Gostei do filme e acho que muitos iram gostar.

(Eveline Corrêa - 6ª "B")
  


        



21 de maio de 2012


O COLÉGIO SANTA JOANA D'ARC COMEMORA 27 ANOS, E NA SEMANA DE ANIVERSÁRIO PROMOVE DIVERSAS ATIVIDADES JUNTAMENTE COM TODO ALUNADO. CONFIRA!!!


22 a 25/05 – Semana de Palestras para o Ensino Fundamental II

Dia 22 – Avanços na Educação - Pedro Falcão (Doutorando em Educação e Diretor da UPE) - 7ª e 8ª Séries
Dia 23 – Autoestima na Educação e Valores Éticos – Davi Melo (DAC Consultoria) - 5ª Séries
Dia 24 – Mídias Sociais – Ronaldo César - 5ª a 8ª Séries
Dia 25 – Zoonose - Diogo (Graduando em Veterinária UFRPE/UAG) - 6ª e 7ª Séries e Saúde Bucal- Dr. João Filipe (Odontólogo) - 5ª Séries

21 a 25/05 – IV Concurso de Redação, Desenho e Paródia 
30/05 – Missa em Ação de Graças pelo aniversário do colégio na Igreja do Sagrado Coração de Jesus na Cohab II.  
 

SIMULADO
ENSINO FUNDAMENTAL II
01 de junho

18 de maio de 2012

IV Concurso de Redação, Desenho e Paródia

A partir da próxima semana, o Colégio Santa Joana D'Arc dará início a mais um concurso interno de redação. O objetivo desse evento é tratar das questões da produção textual e dos seus elementos como: a coerência e coesão na explanação do texto, ortografia, concordância, caligrafia e outros itens da construção textual. O tema desse ano será: "Sou mais Joana D'Arc". Nossos alunos deverão se inscrever na próxima segunda-feira dia 21/05 com as professoras de Português do ensino fundamental II Emanoela e Sofia, e no ensino fundamental I com as respectivas professoras de cada turma. As datas da realização do concurso são:
  • 28/05/2012 - Produção dos textos de paródia;
  • 29/05/2012 - Produção das redações e desenhos;
  • 31/05/2012 - Apresentação das paródias construídas;
  • 04/06/2012 - Resultado final e premiação.

As categorias são:

I - Maternal ao 1º Ano (desenho)
II - Ensino Fundamental I (redaçõ de variados gêneros e desenho)
III - 5ª a 8ª série (redação - texto dissertativo) - Com no mínimo 20 linhas e no máximo 30
IV - 5ª a 8ª série (paródia) - Será produzida e apresentada no colégio.

Logo abaixo temos as regras oficiais para a participação do concurso:

Poderão se inscrever na paródia duplas de alunos da 5ª a 8ª série. Não será permitida a participação em mais de uma categoria. 

Para efeito do Concurso, serão aceitas as redações que obedecerem às seguintes normas:
  1. estar a folha da redação identificada através do nome completo, série e turma;
  2. ser manuscrita em letra legível;
  3. utilizar lápis preto - alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental I;
  4. utilizar caneta esferográfica azul ou preta - alunos da 5ª a 8ª série do Fundamental II.
Para efeito do Concurso, serão aceitos os desenhos que obedecerem às seguintes normas:
  1. estar a folha identificada através do nome completo, série e turma;
  2. não recorrer a colagens;
  3. utilizar, a critério do aluno, canetinha, lápis de cor, giz de cera ou tinta guache.
Para efeito do Concurso, serão aceitas as paródias que obedecerem às seguintes normas:
  1. estar a folha identificada através do nome completo, série e turma;
  2. ser manuscrita em letra legível;
  3. ser original (sendo identificado o plágio, serão automaticamente desclassificados).
As três melhores redações e desenhos receberão a classificação de primeiro (1º), segundo (2º), e terceiro (3º) lugar. Somente uma paródia será classificada e premiada.

"A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão."
(Francis Bacon)
 
 
Boa sorte a todos!

Emanoela Andrade
(Profª. de Língua Portuguesa)

17 de maio de 2012

Nossos alunos do Ensino Fundamental I do 3º Ano trabalham habilidades como concentração, postura de estudos, gosto pela leitura e desenvolve a capacidade de interpretar, recentemente estão trabalhando na construção de uma revista que tem como tema: Alimente-se bem. Cada aluno escolherá duas frutas preferidas, pesquisará sobre as mesmas e construirá sua própria revista. No Colégio Santa Joana D’Arc há uma constante preocupação com a formação sólida voltada para o conhecimento, visando o futuro promissor de cada aluno.





Nossos pequenos da Educação Infantil foram ao cinema hoje 16/05 assistir ao filme Lorax. Todas as professoras desenvolveram atividades a fim de mobilizar as crianças por meio de ações para favorecer o desenvolvimento de um novo olhar sobre o papel do indivíduo na construção de uma cultura sócio ambiental sustentável. 





11 de maio de 2012

Mãe, O Dia das Mães é só uma vez por ano... ... mas eu amo você todos os dias. Hoje 11/05 os nossos alunos do Ensino Fundamental II deram um show nas homenagens apresentadas ao vivo para suas mães. Eles mesmos produziram vídeos, os quais emocionaram muito as mães, construíram poemas e até fizeram peças encenadas pelos alunos, retratando o real e verdadeiro valor de uma mãe. Ao final todas as mães em ritmo de música instrumental com o artista Henrique César participaram de um café da manhã com a coordenação do Buffet Vitória. Também todos os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II entregaram botões de rosas natural a cada uma de suas mães. O importante da educação não é só o conhecimento dos fatos, mas os verdadeiros valores aprendidos durante todo o processo de construção e transformação do cidadão. Parabéns a todas as mães!! 









10 de maio de 2012

Hoje 10/05 foi o segundo dia para emocionar centenas de mães que vieram assistir as homenagens de seus filhos, alunos do Ensino Fundamental I. Todas as mães foras recebidas com música instrumental com o artista Henrique César, receberam bênçãos do Pároco Pe. Emerson e do Pastor Rosivaldo logo após tiveram um café da manhã oferecido também com música ao vivo. Amanhã dia 11/05 será a vez dos nossos alunos do Ensino Fundamental II se apresentarem para as suas mães. 








9 de maio de 2012

Colégio Santa Joana D’Arc recebe as mães da Educação Infantil para serem homenageadas pelos seus filhos (as). Todas as mães foras recebidas com música instrumental com o artista Henrique César, receberam bênçãos e palestra do Pároco Pe. Emerson e após todas ficarem emocionadas com as apresentações dos seus filhos tiveram um café da manhã oferecido também com música ao vivo. Amanhã dia 10/05 será a vez dos nossos alunos do Ensino Fundamental I se apresentarem para as suas mães e logo na sexta-feira será os alunos do Ensino Fundamental II que emocionarão suas mães.