17 de fevereiro de 2012





Em ritmo carnavalesco, hoje (17/02), nossos alunos e professores participaram do grito de carnaval. Foi contagiante! Todos os alunos estavam fantasiados e os professores entraram na folia. Na Educação Infantil, cada professora veio caracterizada e fez a festa com seus pequeninos, com ritmos carnavalescos. No Ensino Fundamental I houve desfile dos alunos por série e todos brincaram com marchinhas de Carnaval. 


No Ensino Fundamental II foi resgatada a cultura do frevo, inclusive tivemos apresentações dos nossos alunos e todos caíram no ritmo da folia da cultura pernambucana. No Joana D’Arc priorizamos a educação através do conhecimento, cultivamos a cultura e trabalhamos valores. 



Na última quarta-feira (15/02), a Diocese de Garanhuns, deu início ao ano letivo com as escolas da sua área pastoral. Na ocasião foi celebrada uma missa, onde a Diocese contou com a participação de várias escolas da rede pública e particular. ,

O colégio Santa Joana D'arc, voltado a formação humana do seu alunado, se fez presente a solenidade, representado pela turma do 9º ano do ensino fundamental II. A celebração foi presidida pelo Padre Silvano, e co-celebrada pelo Padre Emerson, o qual refletiu sobre a importância da educação religioso nas instituições de ensino, abordando o período educacional como formador e construtor de cidadãos mais humanos e comprometidos com a sociedade, bem como, o cultivo dos sonhos que devem ser a fonte à qual todo aluno deve cultivar no seu dia a dia, assim como em toda a vida escolar.

O colégio Santa Joana D'arc, através dos valores e atitudes, leva seus alunos a refletirem sobre o sentido últimos da vida e motiva o compromisso para a construção de uma nova sociedade, construindo aos poucos retratos de referências para seus ideais de vida, para saberem discernir, recusando o que não constrói personalidades e sociedades sadias, criando suas próprias convicções e respeitando as dos outros. Assim a educação deve humanizar e personalizar o ser humano, para que ele humanize o seu mundo, produza cultura, transforme e construa a história.


13 de fevereiro de 2012


Inauguração do projeto "Espaço Cultural"
Nesta sexta feira (10/02), nós, alunos do Colégio Santa Joana D’Arc, recebemos as agradáveis visitas de: Adelmo Camilo, Wagner Marques, Gonzaga de Garanhuns e seu companheiro de viola. Eles participaram da inauguração da mesa redonda do CSJD organizado por nosso professor de Artes, Filosofia e Religião Helder Francisco, com interesse principal em debater sobre a nossa querida cidade Garanhuns, que completou 133 anos no dia 4 de fevereiro. 

Nosso convidado Adelmo Camilo falou um pouco sobre como iniciou-se a cidade de Garanhuns – anteriormente chamada de vila Garanhuns, de como a caríssima Simôa Gomes contribuiu para nossa bela cidade das flores e por fim comentou sobre o acontecimento histórico denominado “Hecatombe de Garanhuns”. 

Seguindo para nosso segundo convidado, Wagner Marques, que é um dos pesquisadores da história literária de Garanhuns, falou sobre o ilustre Luís Jardim que foi um grande artista literário da nossa cidade e que ajudou e amplificou a cultura da Suíça Pernambucana,  levando também algumas de suas obras literárias, tais como: “Maria perigosa” e “As confissões do meu tio Gonzaga”; e falando em Gonzaga, também tivemos a grande honra de receber em nossa segunda casa a presença de seu Gonzaga de Garanhuns e seu companheiro de viola, cantando quatro de suas músicas e juntamente com elas “Asa Branca” produzida pelo grande Luís Gonzaga mostrando parte da nossa cultura nordestina no ritmo do forró misturado ao xaxado,  além de suas letras retratando a vida no sertão.

Por: Maria Evany e Ana Beatriz, alunas do 9º e 8º ano, do Colégio Santa Joana D'arc.

11 de fevereiro de 2012


O Colégio Santa Joana D'arc realizou, neste dia 10 de fevereiro de 2012, o projeto "ESPAÇO CULTURAL".  O Projeto é uma iniciativa que visa espalhar o pólen da cultura no espaço escolar.  A partir do pensar e do fazer cultural ele pretende levar o aluno ao exercício da pesquisa histórica, tendo como base a informação, a reflexão e ação cultural. O projeto busca contribuir na formação integral do aluno, tornando-o um cidadão mais humano, reflexivo, crítico, participativo, justo, social, responsável e consciente. Como objetivo o "ESPAÇO CULTURAL" busca valorizar as mais diversas formas de manifestações culturais e artísticas, contribuindo no processo formativo do aluno através de um espaço com variedades culturais, fomentando a reflexão crítica da história, da cultura e da realidade social.

No primeiro encontro o "ESPAÇO CULTURAL" teve a participação de convidados que são referência no pensar e no fazer cultural de nossa cidade. A nossa primeira temática foi sobre os 133 anos de Garanhuns com o tema: "Garanhuns 133 anos. Cidade das Flores. Poema Acolhedor." Contamos com a presença do escritor e pesquisador Adelmo Camilo, que nos trouxe um pouco do processo histórico de Garanhuns, Wagner Marques (Agenda Garanhuns) que nos trouxe a vida e obra do escritor garanhuense Luís Jardim, o professor da casa Robério Ribeiro que em trabalho com os alunos nos apresentou os pontos turísticos de nossa cidade e, por fim, contamos com a presença de Gonzaga de Garanhuns, que alegrou nossa manhã com o seu reisado.

O "ESPAÇO CULTURAL" será desenvolvido juntamente com os educandos. Serão realizadas mesas redondas, onde contaremos com a participação de convidados. Os temas serão sempre em busca do resgate da cultura, bem como, temas da atualidade que vise uma construção cultural do conhecimento.